PM detém 9 estudantes por uso de droga em colégio público de Brasília
A Polícia Militar do Distrito Federal deteve nove alunos de um colégio público da 907 Norte, em Brasília, nesta quinta-feira (3) por levarem uma faca e usarem drogas em ambiente escolar. Desse grupo, sete tinham mais de 18 anos. A operação aconteceu a partir de denúncias anônimas e foi planejada há 15 dias.
Os alunos foram revistados durante a noite por 70 policiais militares, que encontraram sete tabletes de maconha, haxixe, dois dechavadores (usados para triturar a droga), quatro cigarros de maconha e dois cachimbos. É a primeira vez que a PM faz uma ação do tipo no colégio da Asa Norte.
Segundo a capitã Cristiane Caldeira, do 1º Batalhão Escolar, a entrada dos militares foi autorizada pela escola. “Foi uma operação totalmente planejada, com autorização do diretor e da Regional de Ensino”, afirmou. “Aquela é uma área crítica tendo em vista que fica ao lado de uma universidade com alto poder aquisitivo. Então há muitos furtos a transeuntes e o consumo de droga fica estimulado.”
A policial disse ao G1 que os alunos detidos foram pegos em flagrante. “Eles estavam de posse da droga, fazendo uso. Lá tem uma área verde muito grande, que fica no escuro à noite. É lá onde eles estavam”, relatou. “Encontramos muita droga jogada no chão e escondida em áreas estratégicas. Também revistamos a mochila de alunos, onde encontramos alguns dos objetos apreendidos.”
De acordo com a militar, não houve alarde na escola com a chegada das equipes de segurança. “Não teve gritaria, não teve corre-corre. Chegamos tranquilamente. Como as portas da escola foram abertas para nós, não tivemos resistência. Os professores já sabiam. Só os estudantes que não”, disse a capitã.
Ela não rejeitou a possibilidade de que o colégio passe por outra revista em breve, dependendo se chegarem mais denúncias da região. Além dos 70 militares, a operação também envolveu quatro agentes da Delegacia da Criança e do Adolescente. Ao todo, cerca de 500 alunos foram abordados.