Primeiro restaurante nudista do Japão proíbe clientes com sobrepeso
Japão terá seu primeiro restaurante nudista. O estabelecimento abrirá suas portas em Tóquio no dia 29 de julho, porém não permitirá a entrada de clientes “gordinhos”, como informaram veículos de imprensa do país, nesta segunda-feira (13).
As restrições impostas pelo The Amrita geraram polêmica nas redes sociais, onde os internautas consideraram “ofensiva” a proibição de clientes com sobrepeso.
De acordo com o G1, o restaurante, que neste momento só abrirá durante quatro noites, adverte na lista de regras de seu site que “existe um limite em termos de peso (as pessoas que superem em 15 quilos o peso médio para sua altura não poderão entrar ao local. Por favor tenham cuidado com isto)”.
Na sequência, o estabelecimento explica que procura criar um ambiente como o da Roma clássica. Clientes que ultrapassem essa limitação na balança não poderão ter acesso ao interior e o valor pago pelo jantar não lhes será devolvido.
No restaurante só poderá entrar com uma reserva que implica um pagamento prévio, que vai de 12.000 ienes (US$ 112) do menu mais básico aos 80.000 ienes (US$ 752).
Existem ainda outras restrições duramente criticadas na internet como a não permissão da entrada de idosos, já que o local só permite acesso a clientes entre os 20 (a maioridade no Japão) e os 60 anos ou proibir pessoas com tatuagens (ainda estigmatizados no país por considerar-se ligados ao crime organizado).
Mesmo se autodenominando um “restaurante nudista”, no The Amrita os clientes deverão usar obrigatoriamente roupa de baixo de papel fornecida pelo restaurante.
Além disso, o estabelecimento proíbe a fotografia dentro do local e também não se permite “falar com outros clientes ou tocá-los” durante o jantar, segundo explica o site do restaurante.