Fronteira entre Afeganistão e Paquistão é fechada após confrontos

naom_55f6adc719547

A fronteira principal entre o Paquistão e o Afeganistão, atravessada todos os dias por milhares de pessoas, foi fechada nesta terça-feira (14) depois de incidentes que fizeram vários mortos e feridos desde domingo (12), dizem fontes oficiais.

Pelo menos dois polícias afegãos e um polícia paquistanês foram mortos, de acordo com fontes de segurança dos dois países. Cerca de vinte pessoas ficaram feridas, metade delas civis.

Os tiros continuaram até às 7h de hoje e mataram um segundo polícia, afirmou o chefe da polícia de fronteira no leste do Afeganistão, Ayub Hussein Khil. “A fronteira está atualmente fechada até que as tensões acabem”, disse ele à agência AFP.

Segundo o porta-voz do governante da província afegã de Nangarhar — que faz fronteira com o Paquistão –, Attaullah Khogyani, os tiros de artilharia de uma parte e de outra da fronteira duraram várias horas.

Um oficial paquistanês confirmou a morte de um polícia da fronteira e 18 feridos, incluindo nove policiais, após uma troca de tiros que durou dois dias com os afegãos na fronteira de Torkham, ao longo da passagem de Khyber.

O ministro dos Negócios Estrangeiros afegão convocou hoje o embaixador paquistanês em Cabul para protestar contra os incidentes, segundo um comunicado.

O posto de Torkham é um dos principais pontos de passagem entre os dois países, atravessado diariamente por centenas de caminhões e de milhares de pessoas. O local já havia sido fechado no mês passado por causa de confrontos parecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *