Globo, Fibra e GDF fazem entrega de conversores digitais a órgãos públicos
O governo do Distrito Federal entregou nesta quarta-feira (28) 550 kits para captação de sinal digital em TVs (antenas e conversores) a órgãos públicos da capital. A iniciativa é uma parceria entre o GDF, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e a TV Globo.
Os kits foram comprados com recursos da Fibra. Dos 550 conversores, 315 foram entregues à Secretaria da Criança. A instalação dos equipamentos faz parte das ações de preparação do DF para o desligamento do sinal analógico, que acontece em 26 de outubro na capital e em nove cidades do Entorno do DF .
O diretor de projetos especiais da TV Globo, André Dias, ressaltou a importância de garantir o acesso à televisão aos internos. “É função nossa. É um serviço. A entrega e a utilização da patrulha digital, que criamos em Brasília, vir pra cá ajudar esses reeducandos foi emocionante”.
O diretor da unidade, Diego Seixas, disse que a instalação dos aparelhos será mais uma das ações do programa de acesso à comunicação social aos jovens, que envolve acesso a livros e filmes.
“Nossos internos têm muito apreço pelos programas. É com muita satisfação que com um mês de antecedência nós não tenhamos mais esse problema [de ter que trocar os sinais das TVs da unidade]”. Seixas ressalta que os conversores doados à unidade permitirão que todas as TVs do edifício tenham o sinal analógico substituído pelo digital.
O governador Rodrigo Rollemberg disse que os internos estavam preocupados com a possibilidade de ficar sem sinal de TV. “Logo entramos em contato com a Fibra e com a Globo e tivemos a oportunidade, por meio dessa parceria, de propiciar isso aos jovens. Mais uma vez a parceria vai permitir que o DF esteja preparado para essa mudança de sinal”, afirmou.
Esta é a quarta etapa da parceria entre a Fibra e a TV Globo para levar o sinal digital aos brasilienses. As primeiras ações foram no Senai Taguatinga, Gama e Sobradinho, em maio deste ano. O Senai capacita profissionais para trabalharem nas conversão dos sinais e auxiliar os moradores do DF para que não fiquem sem televisão .
Outras iniciativas
O Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), formado por representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Ministério das Comunicações, de radiodifusores e de operadoras de telefonia, diz que ao menos 93% dos domicílios devem receber o sinal digital para que o analógico seja desligado.
Desde o início do ano, o Gired já distribuiu no Distrito Federal e Entorno 265 mil kits para a captação da TV digital a beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único de programas do governo federal.
Os kits têm antena e conversor digital, que permite o acesso ao sinal digital mesmo nos aparelhos antigos de TV. A partir do dia 26 de outubro, quem não tiver um conversor ou aparelhos que já recebem o sinal digital ficarão sem acesso à programação da TV aberta.