Linha de ônibus do rio tem 339 ônibus depredados em um ano

Um total de 339 ônibus da linha 474, que liga o bairro do Jacaré, na Zona Norte do Rio, a Copacabana, na Zona Sul, foram depredados em um ano. Entre janeiro de 2016 e a semana passada, o prejuízo somava R$ 700 mil. Apenas na semana passada, 15 ônibus da linha foram alvo dos vândalos.

Os ataques são praticados por jovens, que aproveitam o percurso de 23 km, que dura menos de uma hora, para ameaçar motoristas e passageiros. Eles forçam a porta traseira do veículo, entram e começam a quebrar tudo. Na semana passada, 42 foram detidos.

Por medo, ninguém denuncia, as vítimas preferem sofrer em silêncio. Mas imagens do circuito de segurança dos veículo foram mostradas pelo Fantástico, nesse domingo (15), mostram a ação dos criminosos.

Pedindo anonimato, uma das passageiras desabafa: “Essa é a pior linha do Rio”.

“Eu me sinto acuado e revoltado quando pego esse ônibus. Todos nós andamos com medo. Medo de assalto”, revela outro passageiro.

Já motoristas contam que casos de esfaqueamento e pedradas em colegas já foram registrados.

“Ah, o que acontece [em caso de denúncia] é que você está assinando sua sentença de morte”, diz um motorista.

“Eles descem do carro. [Um deles] Faz o roubo. E quando volta, ele não quer saber se o sinal está fechado, se tem carro na frente. Obriga que a gente saia em fuga pra que eles saiam do local”, conta outro motorista.

O medo se reflete no número de pedidos feitos pelos motoristas à empresa para mudarem de linha: 30, só na semana passada, segundo o gerente. “Aqui é uma linha braba, cara. Não é qualquer um que consegue trabalhar aqui, não”, diz um gerente da empresa, também pedindo anonimato.

fonte:

Noticias ao Minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *