Papa Entulho será inaugurado no Gama
A Administração Regional do Gama em parceria com SLU e Novacap, limpam constantemente áreas transformadas em transbordo de lixo na cidade. Várias ações de limpeza com foram realizadas desde o início desse governo com retirada de toneladas de lixo, contudo, num curto período de tempo o local volta a ser deposito de lixo e entulho de construção. Para resolver o problema, a administradora da cidade, Professora Maria Antônia, foi em busca do Ponto de Entrega Voluntária – PEV que é mais conhecido como “Papa Entulho” que será inaugurado no próximo dia 20 de abril na área que fica dentro do espaço do SLU ao lado do Detran.
Trata-se de um espaço especialmente construído para o recebimento de pequenos volumes de entulho, móveis velhos, restos de poda e materiais recicláveis. O objetivo é diminuir a quantidade de lixo descartado irregularmente em locais públicos, terrenos baldios e córregos, evitando assim a proliferação de doenças, enchentes e insetos. Os resíduos são armazenados de forma organizada e limpa. O gerenciamento do Papa Entulho, a coleta e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos são de responsabilidade do SLU/DF.
A estrutura conta com escritório de apoio aos trabalhadores, área coberta para recebimento de recicláveis e baias para materiais volumosos e de podas. Há ainda rampa de acesso de veículos pequenos para descarte de resíduos de construção diretamente em contêineres. Também será possível entregar óleo usado em frituras, por meio do Projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A recomendação é que o material seja levado em embalagens como frascos de amaciante e xampu. A capacidade é de até 50 litros por dia.
Como funciona o papa-entulho
O papa-entulho funcionará de segunda a sábado, das 7 às 18 horas. A Instrução Normativa nº 2, publicada no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (17), expõe as regras para utilização dos papa-entulhos.
Os espaços só podem receber, por pessoa, diariamente, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa de água de mil litros) de resíduos da construção civil, volumosos (como móveis) e restos de podas.
Também podem ser entregues recicláveis, como papéis, plásticos, papelões e metais, desde que estejam separados e limpos.

Não são permitidos nos papa-entulhos:
Resíduos domésticos, industriais, de serviços de saúde e eletrônicos, pneus, embalagens de agroquímicos, de produtos fitossanitários e de óleos lubrificantes, lâmpadas, pilhas e baterias, equipamentos ou materiais que tenham metais pesados, gesso, espelhos, vidros, amianto, tintas, solventes e tonner.
A entrada de cargas de resíduos em caminhões ou carretas não é autorizada.