GDF cancela nomeação de tio de Cristiano Araújo

O governo do Distrito Federal cancelou nesta quarta-feira (19) a nomeação do tio do deputado distrital Cristiano Araújo (PSD) como chefe de gabinete da administração regional de Santa Maria. A ida de Artur da Cunha Nogueira ao cargo tinha sido publicada no Diário Oficial na terça.
Agora, quem assume a função é Ubiraci da Cunha Nogueira Filho. A assessoria de imprensa do deputado diz que ele “não é parente próximo” porque é filho da prima da mãe de Cristiano Araújo.
Além do parentesco, pesou contra Artur da Cunha Nogueira uma condenação em primeira instância, em 2016, por peculato (desvio de recursos) e uso irregular de verba pública.
A nomeação dele foi assinada pelo vice-governador Renato Santana (PSD), correligionário de Araújo. Ele aparece como governador em exercício porque o chefe do Buriti, Rodrigo Rollemberg, está na Espanha em viagem oficial.
O Palácio do Buriti não enviou nota, mas informou por telefone que Nogueira “não vai mais assumir o cargo”. A assessoria de Cristiano Araújo reconheceu que a indicação foi feita pelo parlamentar, mas disse que o próprio deputado “pediu a exoneração imediata” do tio ao saber da condenação na Justiça do DF.
