Guerra entre motoristas de Uber e táxis no DF

A guerra entre motoristas de táxi e Uber tem ganhado quilometragem e novos pontos no Distrito Federal. Nesta terça-feira (9/5), agressões foram registradas na Rodoviária Interestadual de Brasília. A confusão começou pela manhã, às 5h30, mas o estopim foi ao meio-dia, durante protesto dos motoristas do serviço particular. Os ânimos ficaram exaltados durante a manifestação, resultando em brigas e no registro de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul.

O primeiro relato de agressão ocorreu por volta das 5h30, quando a motorista Roselyr Vargas chegava ao local para buscar um passageiro. Ela conta que, ao se aproximar da área de embarque, foi abordada por taxistas de forma ríspida. “Quando cheguei já tinha um princípio de confusão. Eles bateram no meu carro dizendo que aquela área é deles e mandaram eu ir embora”, relata.

Após o susto, Roselyr deixou o local e avisou os colegas, via WhatsApp, sobre o ocorrido. Após outros relatos de desentendimentos pela manhã, os motoristas decidiram voltar ao local às 12h para protestar. Durante o ato, novas confusões foram registradas. Houve relatos de brigas, socos e carros danificados. Um cone de sinalização de trânsito teria sido atirado contra profissionais do aplicativo. Um motorista de táxi foi autuado por porte ilegal de armas e levado para a delegacia.

“Eles estavam em maior número. Alguns taxistas caíram nas provocações e pegaram objetos dentro dos carros para atirar contra os motoristas do Uber. Somos contra a violência, mas alguns ainda caem nessas provocações”, lamenta Sued Silvio, presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do DF (Sinpetaxi).

Muitas brigas têm sido registradas desde a chegada do aplicativo ao DF, em março de 2015. As rusgas rodaram a capital, passando pelo Setor Hoteleiro, entrada de festas, Aeroporto Juscelino Kubitschek e rodoviárias da cidade. Os conflitos já resultaram inclusive em ameaça de morte.

Em todo o Distrito Federal, há 3,4 mil profissionais que trabalham com o serviço de táxi. O número dos cadastrados na Uber passa de 6 mil. Em todo o país, a marca atinge 50 mil inscritos.

 

 

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *