Estudantes do Gama representam o DF em campeonato internacional de robótica

Sete jovens dedicados e criativos representarão o DF no Campeonato Aberto Internacional de Robótica da First Lego League (FLL), no Reino Unido, a partir da próxima quarta-feira. Eles são alunos da escola do Sesi (Serviço Social da Indústria) no Gama, formam a equipe Lego Field e tiveram de passar por etapas interescolares, regionais e nacional antes de garantir vaga na fase internacional da competição. Em todas as provas, o objetivo é desenvolver robôs utilizando como matéria-prima peças de Lego — o tradicional brinquedo de montar — e conhecimentos em programação. Nesta edição, o tema é “Animal allies” (aliados animais), que estimula a cooperação entre humanos e bichos. Gabriel Álex de Almeida Serejo, 17 anos, Wallesca Maysa Pessoa Borges, 16, Catharina Farias de Lima, Lucas Alves Sampaio, Matheus Queiroz de Assis, 15, Ana Claudia Alves Negri, 14, e Isabelle Silva Rocha, 11, embarcaram, na última sexta-feira (16), para Bath, cidade da Inglaterra, que sediará o torneio.

 Eles estarão entre os 700 competidores a partir de 9 anos de idade de todo o mundo no evento. No total, 100 equipes disputarão entre si durante cinco dias, entre elas sete do Brasil (uma do DF, uma de GO, uma de MG, uma de AL e três de SP, ). Os adolescentes precisarão se esforçar para mostrar habilidades em programação e resolução de problemas. Cada grupo viaja acompanhado de professores e monitores. O time brasiliense se classificou para a final por ter desenvolvido o projeto The Walking Pets, voltado a garantir órteses feitas em impressora 3D para animais com deficiência. A iniciativa consiste numa plataforma virtual que conecta donos de bichos com dificuldade de locomoção e voluntários dispostos a fabricar as peças. Uma das integrantes, Isabelle acredita que a ideia se destacou entre as demais. “Muitos dos projetos mostravam como os animais poderiam ajudar o ser humano. Nós queríamos fazer o contrário”, diz.

“A gente se sensibilizou por ver que a maior parte dos bichos abandonados é deficiente”, conta. Ela e os colegas contaram com apoio da escola para se desenvolverem. Uma grande ajuda foi o fato de a robótica ser uma disciplina ofertada na grade horária do colégio. Lohane Feitosa, psicóloga do Sesi que acompanha a equipe, explica que todos os estudantes podem participar da competição, mas uma pré-seleção interna (com base em notas, comportamento, entrevistas e dinâmicas de grupo) é usada para formar as equipes. Na prova nacional, o Sesi disputou com três times. “A gente escolhe aqueles com potencial para desenvolver”, observa.

Conheça os membros a equipe brasiliense

Sete jovens dedicados e criativos que representarão o DF no Campeonato Aberto Internacional de Robótica da First Lego League

Matheus Queiroz de Assis, 15 anos, aluno do 1° ano do ensino médio.
Wallesca Mayssa Pessoa Borges, 16 anos, aluna do 3° ano do ensino médio, faz curso técnico em design.
Gabriel Álex de Almeida Serejo, 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio, faz curso técnico em segurança do trabalho.
Lucas Alves Sampaio, 15 anos, aluno do 1° ano do ensino médio.
Catharina Farias de Lima, 15 anos, aluna do 1° ano do ensino médio

Isabelle Silva Rocha, 11 anos, aluna do 7º ano do ensino fundamental.

fonte:

O DEMOCRATA / Informações CB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *