Chuva deve voltar ao DF na quinta (21), após mais de 120 dias de seca

A seca começa a perder força a partir desta semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), depois de 120 dias sem chover, há a possibilidade de a chuva voltar a aparecer aos poucos no Distrito Federal entre quinta-feira (21/9) e sábado (23).

A previsão, segundo o órgão, é de registros de pancadas isoladas e chuviscos. A ocorrência de precipitações mais intensas, com rajadas de ventos, no entanto, só deve voltar na segunda quinzena de outubro para frente.

O meteorologista Mamede Luiz Melo explicou que mesmo que as pancadas ocorram, não significa que a estação de chuva chegou para ficar.

“A tendência é que as primeiras pancadas sejam isoladas. Mesmo assim, não descartamos que chova um pouco mais forte, também. O retorno do período chuvoso aguardado com ansiedade pelos brasilienses só deve ocorrer mais para frente. Até lá, o céu permanece de parcialmente nublado a nublado, com névoa seca e possibilidade de chuva em áreas isoladas”, afirmou o especialista.

Apesar dos quatro meses de estiagem, este não é o recorde da seca no Distrito Federal. O maior período sem chuvas já registrado na capital foi em 1963, com 164 dias. Nos últimos anos, a maior seca registrada foi em 2010, com 130 dias sem precipitações.

As temperaturas ao longo da semana devem ficar entre 15ºC e 30ºC nas horas mais quentes do dia. A umidade relativa do ar vai variar entre 20% e 65%.

fonte:

Jornal de Brasilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *