MPDFT lançará aplicativo para receber denúncias nas eleições

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pretende lançar um aplicativo para receber denúncias durante as eleições deste ano. Idealizada pela Ouvidoria do órgão, a plataforma será desenvolvida para facilitar a comunicação de crimes relacionados ao pleito.

Propaganda de boca de urna, compra de votos, intimidações e outros delitos poderão ser informados aos promotores por meio de alguns cliques. Para a promotora de Justiça e ouvidora do MPDFT, Rose Meire Cyrillo, a ferramenta contribuirá para que irregularidades cheguem mais rapidamente ao conhecimento do órgão fiscalizador.

“A intenção é expandir e aperfeiçoar os canais de comunicação do cidadão com o Ministério Público, além de incentivar a participação social e fortalecer as estruturas de controle, que passam a ter acesso a informações privilegiadas e, assim, dimensionar com mais precisão as suas estratégias de atuação”, destacou.

Dia do ouvidor
Nesta sexta-feira (16/2) comemora-se o Dia do Ouvidor, e o app a ser desenvolvido chegará para fortalecer os mecanismos usados pelos servidores que trabalham na repartição do MPDFT. Em volume, o Ministério Público do DF é o que mais recebe manifestações via Ouvidoria. Em média, são cerca de 1,6 mil por mês. Dessas, 80% são relacionadas a denúncias. Elas são catalogadas e, se apresentarem coerência, encaminhadas às promotorias específicas.

Em outubro do ano passado, o Metrópoles mostrou que algumas das mais recentes operações deflagradas pelo MPDFT tiveram origem na Ouvidoria do órgão. As denúncias que chegaram por telefone, formulário eletrônico, carta, atendimento pessoal e até pelo Facebook contribuíram para colocar fim a sofisticados esquemas de corrupção na cidade.

Uma delas, a Operação TrackCare, deflagrada em dezembro de 2016, acabou com a farra dos atestados na Secretaria de Saúde. Em parceria com policiais civis, promotores descobriram que servidores falsificavam documentos de dispensa laboral e receitas de medicamentos, utilizando carimbos da pasta

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *