Morre Hélio Bicudo, autor do impeachment de Dilma, aos 96 anos
Morreu nesta terça-feira (31/7), em São Paulo, aos 96 anos, o jurista Hélio Bicudo, figura histórica do PT que distanciou-se do partido após o mensalão e foi autor do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo a coluna Direto da Fonte, da jornalista Sonia Racy, Bicudo não resistiu a meses de complicações cardíacas.
Nascido em 1922, em Mogi das Cruzes (SP), atuou como professor de direito da USP. Durante a ditadura militar (1964 -1989), foi um importante militante dos direitos humanos e notabilizou-se pelo combate ao Esquadrão da Morte, que agia em São Paulo.
O ex-petista trabalhou na Procuradoria-Geral em São Paulo e foi vice-prefeito paulistano na gestão de Marta Suplicy (MDB). Também participou da gestão de Luiza Erundina (PSol), de quem foi secretário de Negócios Jurídicos.
Em 2015, protocolou na Câmara dos Deputados um pedido de abertura de processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff. O jurista, Miguel Reale Júnior e os movimentos sociais a favor do impeachment apoiaram o pedido, que foi aceito pelo então presidente da Casa, Eduardo Cunha. Em agosto de 2016, Dilma foi afastada do cargo.

