Donizete Andrade: “Devo tudo que tenho ao Gama”

Uma das grandes cobranças da população é de que, quem assuma um cargo público tenha capacidade técnica para tal. Além de estudar a área, exige-se que postulante ao serviço no Estado tenha experiência. Esses requisitos não faltaram em Antônio Donizete Andrade. O ex-administrador regional ganhou notoriedade no empresariado.

O mineiro de Carmo do Paranaíba tem 59 anos de idade e construiu toda a sua vida no Gama, onde mora desde os 9 anos. “Devo tudo que tenho ao Gama. Foi a cidade que me deu oportunidade de estudar, de conhecer minha esposa e constituir minha família”, inicia. Ele é casado com Ana Cláudia, que é filha da primeira professora da cidade, a dona Hilda.

Também foi na cidade que Donizete estabeleceu sua empresa, a loja Ferrari. “Agradeço ao povo do Gama também por ter prestigiado as minhas empresas”, prossegue, demonstrando gratidão pelo seu sucesso. “Aqui no Gama eu me relacionava com todo o mundo e isso possibilitou o sucesso das minhas lojas”, comenta.

Essa loja ficou instalada no Gama Shopping. Entre 2003 e 2007, ele ficou responsável pela administração do empreendimento. Apesar de ter envolvimento com o centro comercial, ele considera positiva a possível chegada de um novo shopping na cidade.

“Eu acredito que a cidade só tem a ganhar com isso. O Gama Shopping não vai ter prejuízo com isso e eu gosto de concorrência”, disse ele.

Administração Regional

Após esse período, Donizete foi convidado para assumir a Administração Regional do Gama. Ele afirma que foi um gestor atuante e diz ter feito seu gabinete “em cima do seu sapato”, denotando percorrer os diversos pontos da cidade. “Eu fiz questão de ser um administrador presente. Visitava casa por casa e chamava os moradores pelo nome”, relembra ele.

Eles [os moradores do Gama] me ensinaram a administrar, porque eles me falavam do que a cidade precisava”, rememora. À frente da autarquia, o ex-gestor lista uma série de realizações. “Reconstrução do estádio Bezerrão, implantação dos campi da UnB e do IFB [Instituto Federal Brasília]. Embora o IFB seja uma obra federal, fomos nós que fizemos audiências públicas para escolher os cursos, indicamos o local para ser instalada, entre outros”, destaca.

Donizete também fala de obras com execução da Administração Regional. “Reformamos a Feira Permanente, quase 80% das quadras de esporte do Gama, buscamos verbas para a reforma das escolas, criamos parques infantis pela cidade”. E ele prossegue: “Trocamos a iluminação de todo o Gama. Fizemos a iluminação do trecho entre o Balão do Sayonara até o Balão do Periquito. Os postes que foram tirados de lá foram colocados naquela pista entre o Cemitério a DF-001”, enumera.

Durante a gestão do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), Donizete ficou à frente da Administração Regional do SIA. “No SIA é diferente, porque lá você não tem a figura do morador, mas a figura do empresário”, afirma, ao lembrar que a RA é quase toda formada por empresas, sem a existência de prédios residenciais.

A gestão de Donizete no SIA foi tão bem avaliada que os empresários da localidade produziram um abaixo-assinado pedindo a sua permanência. “Eu fiquei grato com o gesto dos empresários. Um sinal claro que nossa passagem por lá foi produtiva”, comenta.

Ele considerou positiva a nomeação de Daniel Donizet para o cargo de administrador do Gama. “Qualquer pessoa que chega na cidade e, assim como ele, diz ‘eu quero ajudar o Gama’, será muito bem-vinda”, destaca o ex-gestor.

Contudo, Andrade considera que sua matriz é o Gama. “O meu patrimônio, que é pouco pra muitos, mas é tudo que eu tenho, está todo aqui”. Para ele, o Gama precisa ser repensado. “Temos uma realidade diferente do que existia há alguns anos atrás. Temos um trânsito intenso e precisamos rever nossas vias”, afirma ele.

Andrade avaliou um dos principais polos geradores de empregos do Gama, o Setor Industrial, no Setor Leste. “Com a aprovação da LUOS [Lei de Uso e Ocupação do Solo], o setor precisa de planejamento e melhorias na infraestrutura, já que a região tende ao crescimento vertical”, explica.

Donizete finaliza dizendo-se otimista em relação à cidade. “O Gama é uma cidade boa de se viver. Com os investimentos feitos da maneira correta, a cidade tende a se valorizar”, conclui.

fonte:

odemocrata.com redação O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *