Cerca de 870 mil metros quadrados de cerrado foram atingidos por incêndio em Santa Maria

Um incêndio atingiu 87 hectares (870 mil metros quadrados) de cerrado na reserva florestal da Caesb, próximo à linha férrea em Santa Maria. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foi chamado para prestar socorro, assim como a Força Aérea Brasileira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Por volta de 14h desta terça-feira (3/9), o fogo já atingia a vegetação, e se estendeu até o Córrego da Onça. Foram necessários 12 caminhões, 74 bombeiros, militares e brigadistas, e uma aeronave para extinguir as chamas. 

Segundo os bombeiros, a princípio, apenas a equipe especializada em incêndios florestais foi acionada, mas, diante do cenário, onde o fogo poderia se espalhar rapidamente graças ao mato alto, reforços foram necessários. Às 17h40 a situação foi controlada. Ainda não é possível determinar as causas do incêndio.

https://youtu.be/sxLH_JvURt4

Fogo na Chapada

Também na tarde desta terça-feira, um incêndio atingiu cerca de 6 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. As chamas tiveram início no fim da tarde de segunda-feira (2/9), mas a corporação só conseguiu conter o fogo no dia seguinte. A suspeita é de que as chamas tenham se originado de um raio, já que algumas regiões do parque estão sendo afetadas pela chuva.

fonte:

CB