Casa no Setor Oeste do Gama cuida de pessoas em situação de vulnerabilidade

O Centro de Convivência Educacional Infantil Divino Espírito Santo fica na quadra 14/18 do Setor Oeste do Gama
Fazer o bem. Em uma sociedade com inúmeros exemplos ruins, a solidariedade ainda aparece como uma esperança em meio a tantos casos tristes. O Centro de Convivência Educacional Infantil Divino Espírito Santo fica na quadra 14/18 do Setor Oeste do Gama, próximo à Vila Roriz e atende à comunidade da Região Sul do DF.
Ele atende crianças de três e quatro anos da comunidade e é conveniada ao GDF. Maria Aurimar Silva – conhecida como “Irmã Aurimar” – é a responsável pela instituição, definida por ela mesma como o “filho rico”, por conseguir se manter sem doações.
Isso porque no mesmo terreno está abrigada a Casa do Menino Jesus. Esta é responsável por receber crianças em situação de vulnerabilidade que vem ao DF fazer algum tratamento. Essas crianças sempre estão acompanhadas de responsáveis, que também são hóspedes.
A Menino Jesus sobrevive somente de doações. A Casa tem dois veículos, sendo uma van e um carro de passeio, ambos doados pela comunidade. Esses automóveis serve para o transporte dos hóspedes entre a casa e as unidades de tratamento.
A religiosa diz que a Menino Jesus, às vezes, passa por apertos financeiros, mas sobrevive graças à “providência divina”. “No azul, só o meu hábito”, disse Aurimar, referindo-se à situação financeira da entidade e comparando-a à cor de sua roupa.

Irmã Aurimar é co-fundadora da Obra das Filhas do Amor de Jesus Cristo. Essa obra foi iniciada nos anos 80
Onde tudo começou
Irmã Aurimar é co-fundadora da Obra das Filhas do Amor de Jesus Cristo. Essa obra foi iniciada nos anos 80 em Fortaleza, capital do Ceará. A idealizadora foi sua mãe, irmã Maria Batista de Andrade. Após ficar viúva, Maria Batista passou a se dedicar à vida religiosa.
Em 1961, ela teve um câncer, no qual os médicos lhe deram apenas um ano de vida. Depois de receber a cura dessa doença, Maria Batista fundou a ordem religiosa que atualmente é responsável pelos trabalhos sociais. Ela faleceu em 2004 e, a partir de então, Aurimar passou a conduzir ambas instituições.
Aurimar, quando a Obra foi fundada, estava em um mosteiro na cidade de Recife (PE), de onde teve que voltar em virtude de uma tuberculose. Já curada, ela passou a fazer parte do trabalho. “O objetivo da obra é trabalhar com crianças, creches, escolas e em promoção humana”, destaca Aurimar.
A Casa Menino Jesus foi iniciada em 1991 com apenas quatro salas iguais e, ao longo do tempo foi se ampliando. Já no ano de 1999, relata Aurimar, houve a necessidade de se implantar a creche.
Essa creche passou a atender as crianças da comunidade, que não necessariamente estão com o câncer. “A única ‘doença’ deles é a carência”, frisou a religiosa.
Para ajudar
Para ajudar, os interessados podem procurar a instituição, que fica no Setor Oeste. O WhatsApp da religiosa também está disponível para receber doações. O telefone é o (61) 3385-6317