Carlinhos do Mangão encontra respiradores abandonados em armazém da prefeitura de Novo Gama

O prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL) denunciou, em suas redes sociais, o abandono de seis respiradores novos, ainda guardados nas caixas. Os aparelhos, doados pelo Ministério da Saúde, foram recebidos ainda em 2020 pela antiga gestão da Prefeitura para auxiliar no enfrentamento à Covid-19.

Os equipamentos estavam no almoxarifado da Prefeitura, junto a equipamentos eletrônicos inutilizados. O gestor avaliou a situação como “desperdício de dinheiro público, enquanto a população está sofrendo, vivendo o fantasma dessa Covid-19 no nosso município”.

“Esses respiradores poderiam estar sendo utilizados pelos nossos postos de saúde, no 24 Horas [no centro de Novo Gama], no 22 Horas [Lago Azul], no Monte Serrat e nas nossas ambulâncias para poder salvar vidas, mas infelizmente estavam jogados aqui”, afirmou o prefeito, indignado.

O Ministério da Saúde explicou, ao site G1, que foram entregues cinco ventiladores pulmonares de transporte para o enfrentamento da Covid-19 ao município do Novo Gama, em setembro de 2020. A pasta disse ainda que não recebeu denúncias de falta de respiradores no município.

“Cabe ressaltar que os ventiladores pulmonares entregues pelo o Ministério da Saúde aos estados e municípios são de gestão da Secretaria de Saúde local”, complementa o Ministério.

O que será feito?

Em nota divulgada pela TV Anhanguera, afiliada à Rede Globo, a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Gama destacou que os seis respiradores foram recebidos pelo município em 31 de julho de 2020.

O atual secretário de Saúde, Júlio Campos, informou que será aberta uma investigação para entender por qual motivo esses equipamentos foram deixados no local. “Como foi localizado no almoxarifado da prefeitura, então, o departamento jurídico está cuidando dessa parte e tomando as providencias cabíveis”, disse o secretário à emissora de TV.

A prefeitura disse que dois dos aparelhos já foram instalados em unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outros três serão encaminhados para o Centro de Atendimento a Pacientes com Covid-19. Outro será destinado à Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.

“O mundo está vivenciando essa pandemia e a gente sabe que um aparelho desse fará muita diferença na assistência ao paciente”, pontuou Júlio.

O que disseram os antigos gestores?

A ex-secretária de saúde de Novo Gama, Wisliane Maximiano do Nascimento, disse, também à TV Anhanguera, que a equipe de transição da atual gestão foi informada sobre os equipamentos. Ela alegou ainda que os respiradores estavam armazenados de maneira correta e aguardavam passar pelo Controle de Patrimônio para serem distribuídos de forma adequada.

Sobre os respiradores estarem em meio à sucata, a ex-secretária disse que não pode dar mais detalhes, pois não era responsável pelo patrimônio nem pelo depósito da prefeitura.