Mutirão de vacinação contra Covid atende moradores do Engenho das Lajes, no Gama

Pessoas do grupo prioritário para a vacinação contra Covid-19, que não têm acesso à internet, estão sendo vacinadas, nesta quarta-feira (21), na Creche da Vilma, no Engenho das Lajes – área rural do Gama, no Distrito Federal. Não é preciso agendar.
De acordo com a Secretaria de Saúde, na quinta-feira (22), o mutirão vai ocorrer em Santa Maria. Até o início de agosto, a ação deve contemplar moradores da Estrutural e do Varjão.
O horário de funcionamento dos pontos de imunização é das 8h às 17h. Veja onde haverá mutirão no próximos dias:
- Dias 22 e 29 de julho, e 4 de agosto: Santa Maria
- Dia 29 de julho: Santa Luzia: Estrutural
- Dias 11, 12 e 13 de agosto: Varjão
Quem pode se vacinar?
O mutirão para imunizar a população que não tem acesso à internet faz parte de uma iniciativa do governo do Distrito Federal, para que todos recebam a primeira dose da vacina.
A aplicação contempla pessoas dos seguintes grupos prioritários:
- Idosos
- Pessoas com comorbidades (18 a 59 anos)
- Pessoas com deficiência permanente, com ou sem BPC (12 a 59 anos)
- Pessoas com 40 anos ou mais
- Gestantes com 18 anos ou mais
- Puérperas de até 45 dias
- Pessoas com síndrome de down com 18 anos ou mais
- Pessoas com doença crônica renal (18 a 59 anos)
- Imunossuprimidos (18 a 59 anos)
O mutirão de vacinação desta quarta-feira, na área rural do Gama, começou com uma hora e meia de atraso. Apesar da abertura do posto estar marcada para às 8h, as doses só chegaram às 9h30.
Por conta disso, no início da manhã, a fila para a imunização chegou a ter mais de 100 pessoas, que preferiram chegar cedo para garantir uma dose. Um dos primeiros a ser vacinados chegou às 5h. Todos usavam máscara, mas havia pouco distanciamento entre as pessoas (veja vídeo acima).
A Secretaria de Saúde estima vacinar 300 pessoas no mutirão desta quarta-feira. A pasta afirma que ainda há mais 200 doses em estoque, caso a demanda seja maior que o esperado. Na semana passada, o mutirão passou por Ceilândia e Sol Nascente.