Cassação do mandato de Flordelis será votada esta semana

COLETIVA/ENTREVISTA/RIO DE JANEIRO

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a cassação da deputada Flordelis dos Santos de Souza (PSD-RJ) está na pauta da Câmara dos Deputados para esta semana.

“Temos uma semana intensa com (a votação da) reforma tributária, com a pauta da cassação ou não da deputada Flordelis (e) com o preparativo de outras matérias importantes”, disse Lira, em entrevista à Rádio CBN.

Além disso, segundo o presidente da Câmara, também serão votadas a PEC do Voto Impresso e a reforma tributária, com o texto das alterações no Imposto de Renda.

Flordelis
Flordelis no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados
Igo Estrela/Metrópoles

A votação da cassação do mandato de Flordelis está prevista para quarta-feira, segundo o jornal O Globo. Para ser aprovada, é preciso que 257 dos 513 deputados, ou seja, a maioria absoluta, votem a favor da perda. O Conselho de Ética aprovou a cassação do mandato dela no último dia 8 de junho, por 16 votos a 1.

Flordelis é acusada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) de ter encomendado o assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em 2019. Ela nega a acusação.

Ela também foi denunciada por homicídio triplamente qualificado, por motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa do marido, além de falsidade ideológica, uso de documento falso e organização criminosa.

A deputada é monitorada por uma tornozeleira eletrônica e ainda não foi presa em função de sua imunidade parlamentar. Ela segue recebendo o salário mensal de R$ 33,7 mil brutos como parlamentar.