Iolando cobra duplicação de trecho da BR-080 que passa por Brazlândia

A duplicação da BR-080, especialmente no trecho que passa pela cidade de Brazlândia, é uma das obras mais reivindicadas pelos moradores da região. A demanda tem sido apresentada constantemente na Câmara Legislativa pelo deputado distrital Iolando Almeida (PSC). A localidade é a única no Distrito Federal que não tem acessos por pistas duplicadas.

Em um post nas redes sociais, o parlamentar relembrou um discurso que fez na tribuna da Casa. “Aquela via [BR-080] é considerada a ‘rodovia da morte’, onde diversas vidas foram ceifadas”, desabafou, no trecho do vídeo datado de março de 2020.

A pista traz um trágico histórico de vários acidentes, muitos deles com mortes. Uma das vítimas fatais foi o ex-deputado distrital Juarez Carlos de Lima Oliveira, conhecido como Juarezão. O político, que também morava na cidade, tinha 56 anos quando sofreu, no dia 21 de junho de 2019, um acidente de automóvel que tirou sua vida.

O projeto

A proposta da duplicação dos 18 km da BR-080 que atendem à cidade de Brazlândia pode custar R$ 108 milhões. A obra deve ter início assim que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entregar os projetos necessários ao Distrito Federal. Esses projetos, de acordo com a autarquia, estão em fase de finalização.

Um acordo de intenções entre os governos local e federal foi assinado para viabilizar a empreitada. “Será uma grande alegria para nossa população tão sofrida, que perdeu tantos entes queridos naquela rodovia”, destacou Iolando.

fonte:

O DEMOCRATA