Satélite tira linda selfie 4K sobre a Grande Barreira de Corais (vídeo)

Outra visão da Grande Barreira de Corais, capturada pelo satélite Sentinel-2 da Agência Espacial Europeia, que examina o planeta em alta definição para avaliar as mudanças.(Crédito da imagem: ESA)

Uma nova selfie da espaçonave mostra a máquina em gloriosa resolução 4K acima da Grande Barreira de Corais da Austrália.

A NanoAvionics, uma empresa de satélite com sede nos Estados Unidos e no Reino Unido, lançou um vídeo em alta definição(abre em nova aba)do espaço quarta-feira (28 de junho) mostrando seu microssatélite MP42(abre em nova aba) voando 342 milhas (550 km) acima do recife e do Mar de Coral, que fica ao largo da costa nordeste da Austrália.

A visão “imersiva” da Terra, capturada com a ajuda de um bastão de selfie, é a primeira visão em alta definição de um satélite completo com o nosso planeta, escreveram funcionários da empresa em um comunicado no mesmo dia.

Apresentando o recife como pano de fundo não foi coincidência. “Queríamos destacar a vulnerabilidade do nosso planeta e a importância da observação da Terra por satélites, especialmente para monitorar o meio ambiente e as mudanças climáticas”, disse Vytenis Buzas, cofundador e CEO da NanoAvionics, no comunicado da empresa.

A Grande Barreira de Corais é a maior estrutura da Terra feita por organismos vivos, abrangendo cerca de 344.400 quilômetros quadrados, de acordo com informações anteriores do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL). 

A agência estudou a Grande Barreira de Corais em 2016 como parte de sua missão aérea CORAL (COral Reef Airborne Laboratory), com o objetivo de fornecer um conjunto de dados mais abrangente de danos ao coral do que o disponível em missões espaciais na época.

Os recifes de coral em todo o mundo, incluindo este, estão mostrando sérios sinais de declínio em meio ao aquecimento global causado pelo homem. Os recifes estão “se degradando a taxas alarmantes”, afirmou o JPL, pois não estão conseguindo se substituir por leitos planos de algas e areia como deveriam.

Enquanto a NanoAvionics tinha razões ambientais para apresentar esta imagem, a gravação também tinha utilidade de engenharia. 

Enquanto tirava a selfie, escreveram as autoridades, a câmera do satélite testou e verificou as operações do satélite para um controlador de carga útil que visa processar alguns dados no espaço antes de enviá-los para a Terra. (Esse processo economiza tempo valioso ao avaliar áreas em rápida mudança no planeta.)

“A empresa prevê mais usos futuros de imagens de satélite reais, ao vivo e gravadas, como confirmação de implantação, detecção de falhas, impactos de micrometeoritos e fins educacionais”, afirmaram os funcionários da NanoAvionics.

A espaçonave foi lançada(abre em nova aba)com cerca de 40 outros pequenos satélites a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9 em 1º de abril , colocando os satélites em órbita em uma missão chamada Transporter-4.

Siga Elizabeth Howell no Twitter  @howellspace(abre em nova aba). Siga-nos no Twitter  @Spacedotcom(abre em nova aba) e no  Facebook(abre em nova aba).

▶️ Siga ODemocrata no INSTAGRAM pelo link📸 (@odemocrata) ou FACEBOOK pelo link https: //www.facebook.com/portalodemocrata/ , acesse as principais e melhores noticias do Gama, Santa Maria, Entorno, DF, Brasil e do mundo🌎 deixe seu comentário📰📍

✅ ANUNCIE CONOSCO🟩 WhatsApp📱(61) 98426-5564 📱(61) 99414-6986
✅ Confira nossos preços promocionais. Aceitamos permutas e parcerias🤝🏽

📲JORNAL ODEMOCRATA SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

SPACE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *