Veja vídeo de ataque de burro na Índia
O burro, ou o asno, foi domesticado pela primeira vez na Etiópia e Somália há aproximadamente 6.000 anos, e cometem 57% dos ataques de animais na Índia
Os burros são animais muito valentes. Quando se assustam, não saem fugindo, e mordem com força. O burro é o único animal de seu tamanho que não retrocede se deparar com um leão, razão pela qual na África eles são usados para proteger o gado. Até os cães têm medo dos burros, pois são muito precisos em seus coices e mordidas.
Singularidades extraordinárias de animais ordinários: o burro
Também conhecidos como asno ou jegue, os burros têm 62 cromosomas -16 a mais que os seres humanos- e podem cruzar com cavalos e zebras. Do cruzamento entre um burro macho e uma égua nasce o macho (mulo) ou mula. Do cruzamento entre um cavalo e uma jumenta nasce o bardoto. Já os resultantes de cruzamento com zebras são conhecidos como zebróides ou zebrasnos.
Estes híbridos são quase sempre estéreis devido ao fato do cavalo possuir 64 cromossomas, resultando em 63 cromossomos. São raros os casos de um animal resultante fértil, a relação é de somente 1 em cada 10.000.
Análises recentes revelaram que o leite de burra é rico em oligossacarídeos, carboidratos com potentes propriedades imunoestimulantes. Na área rural na Índia o leite é muito utilizado como alimento infantil. Há quem afirme que exerce um efeito similar ao do Viagra.
Infelizmente é possível ver muitos deles, magros e judiados, vagueando em busca de comida depois de serem abandonados a própria sorte no Nordeste do país depois de passarem uma vida toda servindo seu dono carregando toda classe de tralha de lá para cá.
Com os burros chegou o comércio: sua capacidade para transportar docilmente 30% de seu peso permitiu a criação de uma nova etapa no transporte de mercadorias. O burro era usado como meio de transporte muito antes que os cavalos, que só eram criados originalmente na Ásia por sua carne.
Burro colocando um leão da montanha para dormir
O burro, ou o asno, foi domesticado pela primeira vez na Etiópia e Somália há aproximadamente 6.000 anos.
Tenha isso em conta da próxima vez que for chamar alguém de burro.