Secretaria do Entorno recebe certificação da CGE por ser exemplo de transparência
A titular da Secretaria, Caroline Fleury, contou ao Jornal Opção Entorno sobre os esforços para garantir que as informações estejam sempre claras e acessíveis à população
“Transparência deve ser regra, nunca exceção”. É o que defende a secretária do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, ao enfatizar os motivos pelos quais a pasta foi certificada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) como um modelo de gestão transparente.
A entrega do certificado ao coordenador do Escritório de Compliance da SEDF-GO, José Alexandre Bernardes, foi realizada pelo gerente de Transparência Institucional da CGE, Júnior José Costa, com a presença de colaboradores da Secretaria, os quais tiveram a oportunidade de participar, neste ano, de todas as etapas do Programa de Compliance Público (PCP). “Esse resultado reflete a importância da participação dos órgãos para uma transparência mais forte e que possibilita aos cidadãos o controle das políticas públicas e da melhoria dos serviços prestados pelo governo de Goiás”, ressaltou Júnior Costa.
Essa conquista, juntamente com o trabalho de outras secretarias, ajuda a explicar a razão pela qual o Estado de Goiás foi considerado o mais transparente do país, ganhando nota máxima de acordo com os critérios da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Por esta razão, em novembro, o governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu da instituição o Selo Diamante em Transparência Pública.
Trabalho em parceria
Caroline Fleury reforça que houve um trabalho em conjunto das secretarias para o reconhecimento do Estado. Já no caso específico da certificação à SEDF-GO pela CGE, ela diz que é regra da pasta atuar com transparência. “Estamos falando, nesse sentido, de atendimento a vários critérios, como a publicação de dados, as transparências ativa e passiva – referente às respostas aos pedidos de informação –, os canais de ouvidoria, o treinamento de compliance, a implantação do Escritório de Compliance e participações em rankings”, enumera.
Para a titular da SEDF-GO, ter o aval da CGE é gratificante. “Desta forma, vemos que estamos no caminho certo, contribuindo para o desenvolvimento do estado e numa área em que precisamos, cada vez mais, de recursos para fomentar o Entorno e dar maior autonomia aos municípios”, pontua. E conclui: “É cada vez mais necessário a presença dos órgãos de controle, para que o dinheiro seja bem aplicado e bem gerido”.
Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍 de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)99414-6986
✅Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️