Celulares serão proibidos em escolas do DF: “Professores apreenderão”

A informação foi confirmada pela secretária de Educação, Hélvia Paranagua. Segundo ela, apenas pais poderão recuperar os aparelhos

Imagem colorida de jovens mexendo no celular juntos - Metrópoles

Celulares serão proibidos em salas de aula do Distrito Federal, segundo informou a secretária de Educação, Hélvia Paranagua. Conforme explicado pela chefe da pasta, caso algum aparelho seja flagrado com o aluno, será tomado.

A informação foi confirmada por Hélvia em entrevista à Rádio Metrópoles. De acordo com a secretária, apenas responsáveis pelos alunos poderão retirar o celular apreendido pela instituição de ensino.

“Sou super favorável a isso. A criança agora terá uma concentração muito maior porque não vai poder manusear o celular. Se for pego [com o objeto], será tomado o celular e o pai terá de ir à escola buscar. Então, estamos preparando algumas informações nesse sentido”, declarou.

Hélvia também comentou que estudos estão sendo feitos para a implementação de bloqueadores de sinais nas escolas, tal como os “utilizados em alguns presídios no país”: “Tem estados que estão estudando a possibilidade de ter bloqueador de acesso, alguns presídios têm. Então, estamos tendo de usar todos os recursos”, disse.

“Mas o importante é que não é só a proibição. A gente tem que debater com o estudante porque eles estão na escola por uma razão: aprendizagem e socialização. Esse é o foco. Ele [estudante] precisa aprender e precisa socializar com os outros meninos. Essa integração é que transforma a criança e que torna o ser humano sociável. Ele [aluno] está ali para aprender”, pontuou.

Indagada sobre o reforço da segurança nas instituições de ensino, a secretária de Educação disse que o Governo do Distrito Federal (GDF) estuda criar uma central para monitorar, em tempo real, câmeras de segurança que existem hoje em escolas públicas da capital. “A primeira vez que falei de colocarmos um controle maior na entrada das escolas, houve uma resistência muito grande. Diziam que transformaríamos as escolas em presídio e que não deveria ser assim, apesar de ser importante”, contou.

“Hoje, quase 100% das nossas escolas têm câmeras. Então, para evitar [insegurança] qual foi a melhor forma que conseguimos até agora? A ampliação do Batalhão Escolar. Essa foi uma conquista que tivemos. O governador se sensibilizou, fez concurso, ampliou o quadro de policiais militares […]. Mas estamos fazendo alguns estudos para colocar todas essas câmeras em uma central para serem monitoradas”, adiantou Hélvia.

Durante a entrevista, a secretária comunicou que a Secretaria de Educação tem formado profissionais capacitados para atuação junto a alunos com necessidades especiais. Hélvia também aproveitou para informar sobre a entrega de cinco novos Centros de Educação da Primeira Infância (CEPI), distribuídos pelo DF, até “a metade do ano”.

Proibição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sanciona, em 13 de janeiro, o Projeto de Lei nº 4.932/2024, que restringe o uso de celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e privadas por todo o país.

A proposta aprovada pelo Congresso Nacional restringe o uso não pedagógico de celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis por estudantes, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas.

Segundo o MEC, a pasta está preparando materiais de orientação, ações de comunicação e formação para as redes e escolas voltados à implementação da medida.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *