Foco na orientação dos gestores e no interesse público: solenidade prestigiada dá o tom da nova gestão do TCDF

O presidente da Corte Manoel de Andrade destacou que a implementação da Linguagem Simples no TCDF é um dos principais projetos de sua gestão

Com expressiva representatividade dos três poderes, a solenidade de apresentação da nova composição do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), eleita para o biênio 2025/2026, mostrou que a nova administração da Corte vai focar no trabalho pedagógico de orientação dos gestores públicos do DF para prevenir erros em contratações públicas e evitar falhas nas políticas sociais. O projeto de gestão ainda vai enfatizar o interesse público, a economicidade, o uso de Inteligência Artificial, a transparência e a aproximação com a sociedade para promover a melhoria dos serviços prestados à população. “O Tribunal tem esse papel de fiscalizar a aplicação do dinheiro nas políticas públicas na perspectiva de alcançar o bem-estar social com austeridade, combater o malfeito, e orientar para que não aconteçam desvios. Não me falta a vontade de ver as coisas melhorarem”, defendeu o presidente eleito, Manoel de Andrade.

A vice-governadora, Celina Leão, destacou que as pessoas mais humildes precisam de um olhar mais atento do Estado e menos burocrático, e lembrou que o TCDF sempre está disposto a corrigir erros dos gestores públicos para que não comentam ilegalidades. “Eu tenho certeza, presidente Manoel, que na sua condução não será diferente, porque você sempre teve esse olhar para as pessoas que mais precisam, os mais carentes”, disse. O presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Wellington Luiz, ressaltou a importância da atuação do TCDF. “O trabalho de vocês repercute em melhores resultados para a população da capital”, destacou o deputado distrital.

Para o representante do Ministério Público de Contas do DF, procurador Marcos Felipe Lima, a gestão do presidente Manoel de Andrade trará a sociedade para mais perto do Tribunal. “Muitas vezes, boa parte da sociedade sequer tem o entendimento suficiente daquilo que a Corte de Contas pode executar. Essa abertura de comunicação e esse parâmetro de enaltecer o papel pedagógico desta casa vão trazer frutos que se somarão aos resultados já alcançados nas gestões anteriores”, afirmou. Nesse sentido, o presidente da Corte destacou que a implementação da Linguagem Simples no TCDF é um dos principais projetos de sua gestão. “Vamos ampliar a compreensão com a simplificação do vocabulário porque temos um linguajar tão rebuscado, que pouca gente entende”, reforçou Manoel de Andrade.

O vice-presidente eleito do TCDF, Inácio Magalhães, elogiou o período do desembargador de contas Márcio Michel à frente da Corte. “Foi uma gestão eficiente, que olhou tanto para dentro quanto para fora do Tribunal”, disse. O regente da Escola de Contas do TCDF, Renato Rainha, agradeceu o apoio da administração passada à Escon, que no biênio 2023/2024, realizou mais de 100 ações de capacitação para servidores públicos e cidadãos. Rainha também destacou o dinamismo do novo presidente, Manoel de Andrade. “Tem vontade de fazer e de realizar. Na sua gestão, as portas do Tribunal estarão abertas para a sociedade e para os nossos jurisdicionados. Vossa Excelência já começou essa conversa direta e isso é importante porque muitas pessoas veem o TCDF apenas como um órgão punitivo, mas o Tribunal tem feito orientações e diálogos constantes”, defendeu.

O último presidente do Tribunal agradeceu a oportunidade de gerir o TCDF e elogiou o substituto. “Eu quero agradecer a todos os servidores concursados, os comissionados e os terceirizados pelo trabalho que me ajudaram a fazer nesta casa. Eu tenho o prazer de entregar este Tribunal de Contas para que Vossa Excelência presida pela terceira vez. Desde que era presidente do sindicato dos taxistas, você veio demonstrando a capacidade e a competência que tem para gerir a coisa pública. Continue trilhando o caminho que o senhor sempre trilhou: do trabalho, da seriedade e da honestidade”, afirmou Márcio Michel.

O desembargador de contas substituto Vinícius Fragoso reforçou como a atuação do TCDF tem um impacto positivo para a sociedade e lembrou os resultados expressivos da última gestão. “Em um único processo deste Tribunal, houve uma economia de R$1,5 bilhão, o suficiente para superar o orçamento de dois anos do TCDF. Trabalhamos de forma superavitária agregando valor ao Distrito Federal”, concluiu.

Participaram da solenidade diversos secretários de estado, parlamentares, desembargadores, gestores de empresas públicas, comandantes das forças de segurança e representantes da sociedade civil organizada, além de familiares do presidente Manoel de Andrade.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

TCDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *