De aumento no consumo de água ao uso de acessórios; veja como se proteger das altas temperaturas no DF
Segundo o Inmet, até domingo (23) não chove e temperatura chega aos 31°C. Médicos alertam: calor excessivo representa risco de vida porque temperatura ambiente está interligada ao funcionamento do organismo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/c/u/e5ZQZAQm2XRhX2LPGjGQ/bom-dia-sabado-passeio-familia0022s03.mp4-frame-0.jpeg)
Ondas de calor são registradas por todo Brasil e, de acordo com os meteorologistas, a temperatura pode aumentar ainda mais. Em Brasília, segundo o Inmet, até domingo (23) não há previsão de chuva e a temperatura chega aos 31°C (veja previsão para o fim de semana mais abaixo).
🔥 Onda de calor é um fenômeno meteorológico que ocorre quando uma determinada região registra temperaturas ao menos 5°C acima da média, por um período de cinco dias ou mais.
Os médicos alertam que o aumento exagerado das temperaturas climáticas representa um risco para a vida dos indivíduos, já que a temperatura ambiente está interligada ao funcionamento do organismo.
“A melhor forma de reduzir os efeitos do calor na saúde é aumentar o consumo de água: ao invés de dois litros, se esforce para beber três. Evite exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h, momento de grande incidência de raios ultravioleta. Se não conseguir, use acessórios como chapéus e blusas compridas“, diz a médica Sâmera Segóvia.
Como me proteger❓
As pessoas mais impactadas pelo calor são trabalhadores e esportistas que ficam expostos ao sol, crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, afirma a cardiologista do Hospital da Universidade de Brasília (UnB) Sâmera Segóvia.
“O calor é um risco quando a temperatura do ambiente supera a do corpo, que normalmente fica na casa dos 36,5 °C”, explica a médica.
📌De 2000 a 2018, em torno de 48 mil brasileiros morreram por efeito de bruscos aumentos de temperatura – número superior ao de mortes por deslizamentos de terra, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A mudança do clima está entre os maiores problemas ambientais da atualidade e entre as dez principais ameaças para a saúde global listadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A variação, além de impactar a fauna e a flora mundial, também pode ocasionar diversos problemas de saúde nos seres humanos.
Veja dicas de cuidados para os dias de muito calor ☀️
- Evitar bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
- Evitar a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h;
- Usar protetor sola, chapéus e óculos escuros;
- Proteger as crianças com chapéu de abas.
🫠Boca seca, dor de cabeça, mal-estar e até câimbra são alguns sinais do corpo quando o calor é excessivo. Na maioria dos casos, essas manifestações se originam na desidratação e na queda de pressão arterial.
Confira a previsão do tempo para o DF até segunda-feira (24)
Sexta-feira (21) ☀️
- Temperatura: 17°C a 31°C
- Umidade: 80% a 30%
Sábado (22) ☀️
- Temperatura: 18°C a 31°C
- Umidade: 85% a 25%
Domingo (23) ☀️️⛅
- Temperatura: 17°C a 31°C
- Umidade: 90% a 30%
Segunda-feira (24) ☀️🌦️
- Temperatura: 17°C a 31°C
- Umidade: 90% a 30%
Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️
