União vai garantir continuidade das obras do viaduto em Valparaíso com recursos federais
A estrutura deve melhorar a mobilidade urbana entre os bairros Jardim Oriente e Etapa A, além de beneficiar motoristas que trafegam diariamente pela BR-040
O governo federal confirmou a continuidade das obras do viaduto de Valparaíso, que agora passarão a ser executadas com recursos da União. A decisão foi anunciada durante uma reunião no Ministério dos Transportes, em Brasília, e representa um avanço significativo para a mobilidade urbana do município.
Iniciada na gestão anterior, a obra é considerada estratégica para o ordenamento do trânsito local, que registra um fluxo diário de aproximadamente 20 mil veículos. Quando concluído, o viaduto facilitará o deslocamento entre os bairros Jardim Oriente e Etapa A, promovendo mais fluidez, segurança e conectividade para motoristas e pedestres.
A confirmação da retomada das obras ocorre após articulação do deputado federal Célio Silveira (MDB), que levou as demandas da região ao ministro dos transportes, Renan Filho. “O ministro se mostrou sensível à nossa demanda e atendeu aos pedidos que levamos em nome da população. A retomada das obras é fundamental para garantir o desenvolvimento da região”, afirmou o parlamentar. Também participaram da audiência o prefeito Marcus Vinícius (MDB) e outros membros da administração municipal.
Segundo os gestores, a obra só será viável dentro dos prazos desejados graças ao aporte federal, já que os recursos exclusivamente municipais seriam insuficientes para custear a construção.

Viaduto no Trevo de Luziânia é autorizado
Na mesma reunião, o Ministério dos Transportes também autorizou a construção de um novo viaduto no Trevo de Luziânia. Além disso, foram anunciadas duas passarelas no trecho urbano da BR-040, entre o distrito do Jardim Ingá e Luziânia — como já noticiado pelo Jornal Opção Entorno. As medidas visam melhorar a mobilidade regional e garantir mais segurança para os pedestres que circulam pela rodovia.
O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), celebrou a decisão e agradeceu ao ministro e ao deputado Célio Silveira pelo apoio às demandas do município. “Essas obras representam um avanço histórico para Luziânia. O viaduto e as passarelas vão trazer mais segurança para nossa população e melhorar a mobilidade no principal eixo de ligação da cidade. Além disso, o avanço no projeto do BRT mostra que estamos no caminho certo, buscando soluções concretas para os problemas do transporte público. É resultado de um trabalho sério, com diálogo e união de forças em favor do nosso povo”, destacou o prefeito.
Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️
