Zeli Fritsche pode assumir Secretaria do Entorno de Brasília em abril de 2026

O secretário do Entorno, Pábio Mossoró, vai disputar mandato de deputado estadual. O prefeito Marcus Vinicius definiu que irá apoiar Célio Silveira para deputado federal

Não há nada definido em relação a 2026. O momento é de jogar, de balões de ensaio e muita conversa. Ninguém quer arrombar portas que insistem em ser abertas.

Então, não se pode dizer, com as certezas absolutas de praxe, que acontecerá “isto” ou “aquilo”. O que parece “realidade” é, na verdade, especulação.

Entretanto, assim como os políticos jogam, de variadas maneiras, o jornalismo também faz o mesmo — usando o mecanismo da especulação.

Veja-se o caso de Valparaíso de Goiás. Lá há uma deputada federal, Lêda Borges (PSDB), que caminha para se filiar ao União Brasil, e uma deputada estadual, Zeli Fritsche, do União Brasil.

Por ser deputada estadual, Zeli Fritsche tem, claro, força política. Ela tem mais um ano e seis meses de mandato.

Entretanto, como o secretário do Entorno de Brasília, ex-prefeito Pábio Mossoró (MDB), será candidato a deputado estadual, Zeli Fritsche terá de seguir por outras searas. Poderá ser candidata a deputada federal ou a vice-governadora.

Para deputada federal, é complicado. Porque tanto Pábio Mossoró quanto o prefeito de Val, Marcus Vinicius Mendes Ferreira, deve apoiar a reeleição do deputado Célio Silveira, do MDB.

Então, resta a disputa da vice-governadoria na chapa de Daniel Vilela — pré-candidato a governador de Goiás pelo MDB.

Mas a disputa pela vice está altamente congestionada. A lista de cotados é imensa: Adriano da Rocha Lima (União Brasil), Célio Silveira (MDB), Diego Sorgatto (União Brasil), Fátima Gavioli (União Brasil), Gustavo Mendanha (PSD), José Mário Schreiner (MDB), Paulo do Vale (União Brasil), Pedro Sales (União Brasil) e Zeli Fritsche.

Há uma saída? Sempre há. Eis uma possibilidade (leia de novo: possibilidade). Quando chegar abril — dia 4 —, Pábio Mossoró terá de desincompatibilizar-se para disputar a eleição. Quem poderá assumir a Secretaria do Entorno de Brasília? Zeli Fritsche.

Se Daniel Vilela for reeleito, Zeli Fritsche continuaria como secretária do Entorno de Brasília e, em 2032, poderá ser candidata a prefeita de Val. Vai ser assim? Não se está dizendo. O que se está sugerindo é que pode ser uma alternativa viável. (E.F.B.)

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *