Quaest: Caiado aparece com 31% contra 47% de Lula em simulação de 2º turno
No primeiro turno, Caiado oscila entre 3% e 6%, dependendo do cenário testado
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), surge entre os potenciais candidatos à Presidência da República em 2026 e, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira, 21, teria 31% dos votos em eventual segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aparece com 47%. Essa é a primeira vez que Caiado é testado de forma mais consolidada no levantamento nacional, reforçando seu nome como alternativa da direita no cenário sucessório.

No primeiro turno, Caiado oscila entre 3% e 6%, dependendo do cenário testado, ficando atrás de nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL) e Ratinho Júnior (PSD). Ainda assim, o goiano desponta como uma opção no bloco da direita para além da família Bolsonaro, que enfrenta restrições eleitorais após o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Em simulação de 2º turno, Lula venceria todos os nove adversários testados, com vantagem que varia de 8 a 16 pontos. Contra Caiado, a diferença é de 16 pontos — o mesmo patamar observado em relação a Eduardo Leite (PSD) e Eduardo Bolsonaro (PL).
O levantamento também mostrou que 65% dos eleitores não querem ver Jair Bolsonaro como candidato novamente, abrindo espaço para nomes alternativos da direita. Questionados sobre quem deveria ser esse substituto, Tarcísio e Michelle lideram, mas Caiado aparece com 4%, empatado numericamente com Romeu Zema (Novo) e à frente de Flávio Bolsonaro (PL), que soma 2%.

Lula x Bolsonaro: eleitores preferem outras alternativas
O presidente Lula aparece na frente de todos os seus potenciais adversários em simulações de segundo turno para a eleição presidencial de 2026. O levantamento mostra que, em nove cenários testados, Lula venceria nomes como Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo), Eduardo Leite (PSDB), Eduardo Bolsonaro (PL), Flávio Bolsonaro (PL) e Ronaldo Caiado (União Brasil).
A maior diferença aparece contra o senador Flávio Bolsonaro, em que Lula teria 48% das intenções de voto contra 32% do adversário. Já a menor margem é registrada contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em que o petista soma 43% contra 35%.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, antes do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seu filho, Eduardo Bolsonaro. Foram ouvidos 12.150 eleitores em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
No primeiro turno, Lula também lidera todos os cinco cenários simulados, variando entre 34% e 35% das intenções de voto, enquanto os adversários se dividem em percentuais mais baixos. Bolsonaro, quando incluído, aparece em segundo lugar, seguido por nomes como Tarcísio, Michelle e Ratinho Júnior. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, aparece em posição intermediária, variando entre 3% e 6%.
O levantamento ainda aponta que 58% dos eleitores acreditam que Lula não deveria tentar a reeleição em 2026, mas, mesmo com essa resistência, o presidente mantém vantagem sobre todos os concorrentes no cenário atual. Entre os que mais despertam temor no eleitorado, 47% dizem ter medo da volta de Bolsonaro, enquanto 39% temem a continuidade de Lula.
Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️
