Vídeo: fiscal da DF Legal chuta mercadoria de ambulante caída no chão

Imagens mostram comerciante caída em meio aos produtos, enquanto auditor retira mercadoria de loja. DF Legal alega que fiscal foi agredido

Fiscal DF Legal

Uma operação da Secretaria DF Legal realizada na altura da Quadra 103 do Recanto das Emas, nessa quarta-feira (24/9), terminou em tumulto e deixou a população da região revoltada com a abordagem excessiva de um fiscal da pasta a uma ambulante.

Vídeos obtidos pelo Metrópoles mostram a confusão durante a operação. No primeiro recorte, uma mulher aparece caída em meio às roupas que ela vendia enquanto um auditor da DF Legal chuta a mercadoria da comerciante. Uma testemunha chega a falar que a equipe usou spray de pimenta contra os cidadãos.

Assista:

Na continuação das imagens, é possível ver um comerciante sendo detido pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que foi acionada pela DF Legal. Enquanto é algemado, o rapaz acusa um dos policiais de agredir uma testemunha. “Nós vamos [para a delegacia], mas vão saber que ele [policial] é um covarde, batedor de mulher”, grita.

“Estou indo preso porque eu defendi uma mulher”, continua o comerciante. Ao redor, mais pessoas presentes filmam a cena, até o rapaz ser colocado num camburão.

“Revoltante”

O administrador regional do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, se pronunciou, na tarde de quarta-feira (24/9), sobre o ocorrido com os ambulantes. Dalvan classificou como “revoltantes” as imagens que circularam da operação.

O gestor enfatizou que as ações da DF Legal não precisam de autorização da Administração Regional para serem realizadas. “Geralmente, [as operações] são motivadas por denúncias, explicou. “Conversei com o presidente da DF Legal, que já está apurando a situação”, disse o administrador.

Por fim, Dalvan ressaltou a importância de uma feira permanente para a região. “Repudiamos qualquer forma de violência ou desrespeito e seguimos empenhados na construção da feira permanente do Recanto das Emas, a fim de garantir que os trabalhadores tenham um espaço legalizado e adequado para exercer suas atividades”.

O Recanto das Emas já teve uma feira permanente. Em 2007, a estrutura foi demolida para que uma nova, mais moderna, fosse construída. O projeto, porém, nunca saiu do papel.

Versões

Em depoimento à Polícia Civil do DF (PCDF), a mulher que aparece no início das imagens relatou que mantinha uma banca na Quadra 103 e que também possui uma loja no Recanto Center – galeria de lojas localizada próximo ao ocorrido. Ela alega que, ao ver os auditores da DF Legal, saiu da rua e levou seus produtos até o Recanto Center, mas que os fiscais entraram no local e apreenderam a mercadoria mesmo assim.

Já o rapaz que aparece sendo detido diz que viu um dos fiscais puxando a comerciante para que ela soltasse os itens dela e decidiu intervir. Ele nega que tenha xingado ou desrespeitado os auditores e os acusa de serem truculentos com todos os comerciantes.

Já a Secretaria DF Legal alega que “os ambulantes agrediram os auditores da DF Legal e correram para dentro das lojas, causando tumulto”. “A pasta sempre atua visando a segurança tanto dos auditores quanto da população”, disse a pasta, em nota.

O órgão explicou, ainda, que a operação se deu “com base em ouvidorias recebidas pela pasta reclamando da movimentação do comércio ilegal na região”. “Foram apreendidas 26 caixas de verduras, 19 sacos de eletrônicos/acessórios e 21 tendas. Os ambulantes estavam atuando no espaço sem licença”, informou.

A PMDF informou que, enquanto prestava apoio ao DF Legal, houve resistência à atuação dos agentes, “sendo necessário que os policiais militares atuassem para conter os ânimos”. “Duas pessoas foram detidas por desacato aos auditores do DF Legal e conduzidas à 27ª Delegacia de Polícia”, encerrou a corporação.

A 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) investiga o caso.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *