Aeroporto e indústria movem nova era em Águas Lindas: investimento chinês chega a R$ 2 bilhões

Com obras em andamento e previsão de entrega em 2026, cidade se prepara para se tornar um dos principais centros logísticos do Centro-Oeste.

DJI_20251018014310_0133_D (1)

As obras do Aeroporto de Águas Lindas de Goiás que começaram em julho de 2024, após a conclusão dos estudos técnicos, licenciamento e definição do investidor-parceiro, o empresário Edilson Gomes Chiola estão em ritmo acelerado. O projeto é executado em parceria com a CODEAL (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Águas Lindas), a Prefeitura Municipal e conta com o apoio do Governo de Goiás e do Ministério de Portos e Aeroportos.

Segundo o presidente da CODEAL, André Oliveira, o aeroporto faz parte de um amplo plano de transformação urbana e industrial do município. “Trata-se do maior ciclo de desenvolvimento da história de Águas Lindas”, afirmou.

A fase operacional inicial está prevista para o segundo semestre de 2026, com conclusão total até 2027. A pista de 2.200 metros de extensão permitirá a operação de aeronaves como Airbus A320 e Boeing 737 MAX, posicionando o empreendimento como o maior aeroporto regional em implantação no Centro-Oeste.

O terminal terá capacidade para 100 mil passageiros por ano, funcionando de forma complementar ao Aeroporto Internacional de Brasília, especialmente para cargas, manutenção aeronáutica e aviação executiva.

Impacto econômico e empregos

Durante a implantação das obras e das indústrias associadas, a expectativa é gerar 5 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. Quando o aeroporto e o parque industrial estiverem em plena operação, o número total pode chegar a 30 mil postos de trabalho, abrangendo os setores de logística, tecnologia, comércio e serviços especializados.

Presidente da CODEAL, André Oliveira, acompanhamento das obras do novo terminal aéreo.

Investimentos e novos negócios

Os investimentos iniciais, estimados em R$ 2 bilhões, incluem grupos empresariais chineses e brasileiros instalados no Polo Industrial Sol Nascente.
Entre os segmentos já confirmados estão:

  • Mobilidade elétrica (triciclos, scooters e baterias);
  • Tecnologia e automação industrial (robótica e eletrônicos inteligentes);
  • Energias renováveis (painéis e equipamentos solares);
  • Logística e e-commerce (centros de distribuição e armazenagem);
  • Montagem de equipamentos eletrônicos para exportação e mercado nacional.

O projeto também integra o Boulevard Águas Lindas e o Canal Expresso Brasil–China, eixo de cooperação econômica com a cidade chinesa de Zhongshan.

“O aeroporto consolida Águas Lindas como novo polo de tecnologia, indústria e inovação da Região Metropolitana de Brasília”, reforçou André Oliveira.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *