IFB abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

Os campi do IFB Brasília (Asa Norte), Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga estarão abertos durante o período de inscrições

O Instituto Federal de Brasília (IFB) abriu as inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos gratuitos referentes ao primeiro semestre de 2026. O prazo vai até 7 de novembro de 2025, exclusivamente on-line, no site ifb.edu.br. Ao todo, são mais de 2.600 vagas distribuídas nas dez unidades do Distrito Federal. 

Os campi do IFB Brasília (Asa Norte), Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga estarão abertos durante o período de inscrições para oferecer apoio aos candidatos que precisarem utilizar computadores e internet para efetuar as inscrições ou tirar dúvidas sobre o edital.

Modalidades de ensino técnico ofertadas pelo IFB

  • Cursos técnicos integrados ao ensino médio (presenciais) 

Voltados a quem concluiu o ensino fundamental, permitem cursar o ensino médio e o técnico na mesma instituição.

  • Cursos técnicos integrados ao ensino médio para Jovens e Adultos (Proeja)

Destinados a jovens e adultos com mais de 18 anos que concluíram o ensino fundamental e desejam retomar os estudos para cursar o ensino médio integrado à formação técnica.

  • Cursos técnicos subsequentes (presenciais ou semipresenciais – EaD) 

Voltados a quem já concluiu o ensino médio, têm duração média de um a dois anos e conferem diploma de técnico.

  • Cursos técnicos subsequentes e concomitantes (EaD ou regime de alternância)

Combinam períodos teóricos e práticos. No caso dos concomitantes, o candidato deve estar matriculado no ensino médio da rede pública do DF, da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) ou da rede privada.

Cursos técnicos ofertados pelo IFB para 2026.1
CampusCursos
BrasíliaAdministração, Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Informática (para internet), Serviços Públicos
CeilândiaEletrônica, Equipamentos Biomédicos, Segurança do Trabalho
EstruturalManutenção Automotiva, Meio Ambiente
GamaAdministração, Alimentos, Logística, Química
PlanaltinaAgropecuária 
Recanto das EmasAnimação , Produção de Áudio e Vídeo
Riacho FundoCozinha, Gastronomia, Hospedagem, Panificação
SamambaiaControle Ambiental, Design de Móveis, Edificações 
São SebastiãoAdministração, Desenvolvimento de Sistemas Educacionais, Secretariado, Secretariado Escolar
TaguatingaEletromecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Modelagem do Vestuário  

A seleção será por sorteio, feita por curso, turno e tipo de vaga, podendo ser universal, de ações afirmativas institucionais ou de ações afirmativas legais. Cada candidato deverá optar por apenas um curso e um tipo de vaga.

As cotas do IFB contemplam pessoas com deficiência (PCD), candidatos da agricultura familiar, servidores da Educação do GDF e pessoas que tenham estudado em escolas públicas sendo ou não de baixa renda e que se declaram quilombolas, pretos, pardos e indígenas. Para um melhor entendimento, acesse ifb.edu.br.

O sorteio eletrônico é realizado por campus, com acesso público presencial ou por conferência on-line, conforme a unidade. O resultado será divulgado em 12 de dezembro de 2025. A partir dessa data até o dia 19/12, todos os candidatos que não foram convocados para a matrícula em primeira chamada devem manifestar o interesse em continuar no processo seletivo. Apenas os que se manifestarem poderão ser convocados nas demais chamadas de matrícula. E o início do primeiro semestre de 2026 está previsto para 5 de fevereiro de 2026.

Ensino que transforma

A estudante Stéffany Christiny Bezerra Rodrigues, 18 anos, cursa o terceiro ano do  curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Estrutural. Ela conheceu o IFB ainda no 9º ano, quando a coordenadora da antiga escola indicou para participar de um evento no campus. “Foi uma experiência maravilhosa. Todos foram muito receptivos e me apresentaram ao curso de Meio Ambiente, área pela qual acabei me apaixonando”, relembra Stéffany.

Em 2023, ela ingressou oficialmente na instituição, por meio do processo seletivo, e desde então tem aproveitado cada oportunidade. “Aprendi sobre temas que nunca imaginei conhecer e já participei de eventos que reúnem os Institutos Federais de todo o Brasil, experiências incríveis e enriquecedoras. O IFB realmente transforma a gente por completo, e com certeza, para melhor”, afirma a estudante.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

IFB-DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *