154 mil famílias brasilienses ainda não se inscreveram no Tarifa Social

O benefício dá gratuidade nos primeiros 80 kWh consumidos e pode até zerar os valores da conta de energia

Mais de 154 mil famílias do DF que estão cadastradas no CadÚnico ou que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda não estão incluídas no programa Tarifa Social de Energia Elétrica. O benefício prevê gratuidade nos primeiros 80kWh consumidos pode mês. Além disso, se o uso ficar abaixo desse limite, a conta pode ser zerada. Desde a criação do benefício, em 2021, o números de pessoas beneficiadas saltou de 13 mil para mais de 118 mil.

Para ter acesso ao benefício, o cliente precisa estar com o cadastrado no CadÚnico atualizado. Caso esse esteja irregular, é necessário ir a um Centro de Referência e Ação Social (Cras) para regularizar a situação junto ao Governo Federal. 

A Neoenergia realiza o cadastro automaticamente caso o titular da conta de energia elétrica é o próprio beneficiário no CadÚnico. Se a titularidade da conta estiver no CPF de outra pessoa é necessário que o cliente procure a distribuidora de energia para conseguir receber o desconto. A inscrição também pode ser realizada de forma rápida por meio do WhatsApp da Neonergia Brasília, pelo número (61 3465-9318). Além disso, lojas e pontos de atendimento da empresa também podem ser procurados para este fim. 

Não há limite de tempo para se inscrever no programa. Basta o CPF inscrito no CadÚnico e o número do código do cliente que vem na conta de energia. Importante ressaltar que o desconto não é cumulativo. Caso duas pessoas possuam o NIS ou o NB, e residam na mesma casa, apenas uma poderá se inscrever na Tarifa Social.

Requisitos para participar da Tarifa Social

  • Família de baixa renda que esteja devidamente inscrita no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e que tenha renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional (independente de possuir ou não Bolsa Família);
  • Família de baixa renda que esteja devidamente inscrita no Cadastro Único e que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos, que tenha algum familiar com doença ou patologia que obrigue o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos;
  • Família de baixa renda que tenha idoso ou PCD que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC e Lei LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social)

Conta de luz mais cara

Desde o último dia 22 de outubro, o consumidor está pagando mais caro no consumo elétrico depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou um aumento médio de 11,65% na conta.

O reajuste prevê

  • Aumento de 10,88% para consumidores da baixa tensão (inclui a maioria das casas);
  • Aumento de 13,82% para indústrias e comércios maiores.

O aumento se soma ainda à bandeira vermelha tipo 1, ativa desde o começo de outubro. O acionamento da bandeira significa um custo adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh utilizados.

Em setembro, vigorou ainda a bandeira vermelha tipo 2, ainda mais cara. Nos próximos dias, a Aneel deve anunciar qual bandeira deve vigorar no mês de novembro.

🔎 A bandeira tarifária sinaliza ao consumidor os custos reais da geração de energia no país. Quando a geração fica mais cara, a cobrança extra é aplicada automaticamente nas contas.

💡 O sistema de cores da Aneel sinaliza as condições de geração de energia. Se chove pouco e as hidrelétricas geram menos, é preciso acionar usinas termelétricas, que são mais caras.

Atendimento Neoenergia em postos do Na Hora no DF:

  • Brazlândia – Endereço: Área Especial 04, Lote 03, Setor Tradicional, Brazlândia.
  • Ceilândia – Endereço: QNM 11 Área Especial, Shopping Popular, Ceilândia.
  • Gama – Endereço: EQ 55/56, Área Especial Leste, Setor Central, Gama –Gama Shopping
  • Plano Piloto – Endereço: SCN, Estação Rodoviária de Brasília, Plano Piloto (plataforma inferior, próximo ao Metrô).
  • Riacho Fundo – QN 07, Área Especial 01, Shopping Riacho Mall, 2º andar, Riacho Fundo.
  • Sobradinho – Endereço: Quadra 06, Área Especial 08, Sobradinho.
  • Taguatinga – QS 03, Lote 11, Lojas 4 a 8 – Pistão Sul

LEIA TAMBÉM:

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

Correio Brasiliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *