Lago Corumbá 4 desponta como novo polo turístico e econômico no Entorno do DF

Estudo mostra que reservatório goiano atrai visitantes e movimenta a economia regional, mas ainda enfrenta desafios em infraestrutura e preservação ambiental

WhatsApp Image 2025-10-30 at 17.24.03

O Lago Corumbá 4, que banha sete municípios goianos — seis deles no Entorno do Distrito Federal —, vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos de natureza e lazer da região. A conclusão é de um estudo conduzido desde 2019 pela turismóloga Amanda Alves Borges, especialista em Desenvolvimento Regional e Planejamento Turístico pela UEG e doutoranda em Turismo pela USP.

Segundo a pesquisadora, o reservatório criado com a Usina Hidrelétrica Corumbá IV, em 2006, está em plena transformação. “O estudo mostra como o lago se tornou um dos destinos mais promissores de Goiás, com forte potencial de turismo sustentável”, afirmou Amanda.

Com 173 km² de área e mais de 780 km de perímetro protegido, o Lago Corumbá 4 abrange os municípios de Abadiânia, Alexânia, Luziânia, Silvânia, Novo Gama, Corumbá de Goiás e Santo Antônio do Descoberto. O Guia do Lago Corumbá 4, desenvolvido pela pesquisadora, indica que o número de hospedagens, casas de temporada, marinas e restaurantes à beira da água vem crescendo rapidamente. “Ao mesmo tempo em que o turismo estimula a economia, ele pode promover consciência ambiental, se for desenvolvido de forma ordenada”, destacou Amanda.

Levantamento aponta que moradores da Capital Federal buscam viagens curtas.

Visitantes do DF impulsionam o destino

O interesse pelo Lago Corumbá 4 tem ligação direta com o perfil do turista de Brasília. Um levantamento do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) aponta que moradores da Capital Federal buscam viagens curtas, em contato com a natureza. “O Corumbá 4 é uma oportunidade real de desenvolvimento para o Entorno. O turismo responsável gera emprego, renda e qualidade de vida”, afirmou Pábio Mossoró, secretário de Estado do Entorno do DF de Goiás.

Outro estudo do IPEDF, o RIDE-DF: Indicadores de Integração e Desenvolvimento Regional, mostra que Luziânia, Alexânia e Santo Antônio do Descoberto estão entre as cidades que mais recebem visitantes do DF, consolidando o entorno do lago como rota turística. “O Corumbá 4 tem atraído um grande fluxo de visitantes, o que movimenta o comércio náutico, a pesca e o setor de hospedagem”, explicou Luciano Braz, secretário de Turismo de Luziânia.

Crescimento exige planejamento

Apesar do avanço, o estudo alerta para a necessidade de investimentos em infraestrutura, segurança e gestão ambiental. Estradas em melhores condições, sinalização turística e fiscalização das margens são alguns dos pontos prioritários. “Os sete municípios precisam atuar juntos para garantir um desenvolvimento sustentável e evitar ocupações irregulares”, frisou Mossoró.

Luziânia, segundo Luciano Braz, já discute projetos de regularização urbana no entorno do lago, o que pode representar milhões em arrecadação de IPTU. “Isso mostra o impacto econômico que o Corumbá 4 tem para a cidade”, disse o secretário.

Com natureza exuberante, identidade cultural e proximidade do DF, o Lago Corumbá 4 começa a se firmar como um dos principais polos de turismo ecológico e de lazer em Goiás. “Vejo um potencial imenso e já estamos fortalecendo a Comunidade Turismo Lago C4, que reúne 73 empreendimentos. O lago tem tudo para se tornar um dos destinos mais estruturados do estado, desde que haja integração, cuidado ambiental e compromisso com o desenvolvimento regional”, concluiu Amanda Borges.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *