Arruda se filia ao PSD nesta segunda (15) para disputar o governo do DF
Deputados distritais do PSD e outros filiados preparam debandada do partido após o anúncio da filiação do ex-governador José Roberto Arruda.

O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda se filia ao PSD nesta segunda-feira (15), em ato político marcado para o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento contará com a presença do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, e deve oficializar a pré-candidatura de Arruda ao Palácio do Buriti.
A cerimônia deve reunir correligionários do PSD e aliados de outras siglas. Entre os apoiadores confirmados estão o senador Izalci Lucas (PL) e o deputado federal Alberto Fraga (PL). Também são esperadas as presenças do senador Omar Aziz (PSD-AM), do líder do partido na Câmara dos Deputados, Antônio Brito (PSD-BA), e do deputado Domingos Neto (PSD-CE).
A filiação marca a saída de Arruda do PL, movimento que gerou descontentamento da presidente nacional da sigla, a deputada federal Bia Kicis (DF). Apesar do desgaste, Kicis já declarou apoio à candidatura de Celina Leão (PP) ao governo do DF e à de Michelle Bolsonaro (PL) ao Senado.
Com a mudança partidária, Arruda busca reorganizar seu espaço político no cenário local e ampliar alianças para a disputa pelo comando do Distrito Federal nas próximas eleições.
Deputados distritais do PSD e outros filiados preparam debandada do partido após o anúncio da filiação do ex-governador José Roberto Arruda.

O PSD integrava, até então, a base do Governo do Distrito Federal (GDF). Com a entrada de Arruda — que está inelegível, mas tenta retorno ao cenário político com base na mudança recente da legislação —, ficou insustentável a permanência dos parlamentares que apoiam o governador Ibaneis Rocha (MDB) e a vice-governadora Celina Leão (PP). Celina deve ser a candidata a governadora do grupo nas eleições de 2026, enquanto Arruda tenta se viabilizar como oposição.
Os deputados distritais Jorge Vianna e Robério Negreiros já iniciaram conversas com outros partidos, como Republicanos, União Brasil e PP.
“Com a filiação de um novo membro que será pré-candidato ao Governo do DF, creio que haverá mudança substancial das atuais diretrizes do PSD-DF, o que demonstrará a existência de incompatibilidades políticas insuperáveis, ensejando minha saída conforme regras dispostas na legislação eleitoral vigente”, afirmou Robério Negreiros.
“Vou ver as questões legais para afastar do partido e conversar com os demais, caso queiram a minha filiação”, disse Jorge Vianna.
Os parlamentares devem esperar a janela partidária para ter segurança jurídica na troca de partido sem risco de perder mandato.
A coluna apurou que o ex-deputado distrital e atual secretário de Cultura do DF, Claudio Abrantes, também deve sair do PSD.
Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

