Pesquisa aponta para segundo turno nas eleições para governador do DF

pesquisa 09 eleições DF agosto 2014Levantamento feito pelo instituto MDA Pesquisa, em parceria com o Correio, mostra candidato do PR na liderança para as eleições deste ano, seguido do governador Agnelo Queiroz (PT)

           32,8% Arruda lidera Disputa e venceria qualquer adversário
32,8%
Arruda lidera Disputa e venceria qualquer adversário

O ex-governador José Roberto Arruda (PR) lidera as intenções de voto para o Palácio do Buriti, tanto na pesquisa estimulada (32,8%) como na espontânea (21,3%), quando o entrevistado apresenta a sua preferência sem consulta a uma lista com os nomes dos candidatos. Arruda  é seguido pelo atual governador Agnelo Queiroz (PT) — com 18,3% na estimulada e 12,5% na espontânea — e pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB) — com 11,9% e 5,6%, respectivamente. É o que mostra o primeiro levantamento realizado sobre as eleições deste ano pelo instituto MDA Pesquisa, em parceria com o Correio Braziliense. Na estimulada, Toninho do PSol, surge com 5,6%. O deputado federal Luiz Pitiman (PSDB), com 4,5%, e a jornalista Perci Marrara, com 0,3%, fecham a  lista. Um total de 6,9% não souberam ou não responderam, e 19,8% votariam em branco ou nulo.

              18,3%   Agnelo Queiroz tem boa votação entre o eleitorado feminino
18,3%
Agnelo Queiroz tem boa votação entre o eleitorado feminino

Arruda também sairia vencedor emqualquer uma das simulações para o segundo turno, seja contra Agnelo ou contra Rollemberg. A pesquisa ainda ouviu eleitores sobre as intenções para o Senado. José Antônio Reguffe (PDT) lidera com folga.

Pesquisadores também ouviram as intenções dos entrevistados quanto à segunda opção de voto. Rollemberg foi o preferido, com 13,9%. Abaixo dele vem Toninho do PSol, com 8%.

Arruda tem 6,9%; Pitiman, 6,2%; e Agnelo aparece com 6,1%. Perci é a segunda alternativa de 0,8% dos pesquisados.

Nesse aspecto, 47% preferem votar em branco ou nulo e 11,1% não souberam ou não responderam.  A pesquisa foi registrada em Brasília na Justiça Eleitoral, com o número DF-00025/2014. O levantamento foi feito com 1.501 eleitores, ouvidos de 3 a 7 de agosto deste ano. As entrevistas foram feitas em 30 regiões administrativas, conforme a densidade populacional.

Rollemberg ganharia de Agnelo em um eventual segundo turno com  11,9%. Toninho PSOL se sai bem com eleitor até 34 anos. Pitiman reúne bom índice na região sul do Distrito Federal
Rollemberg ganharia de Agnelo em um eventual segundo turno.
Toninho PSOL se sai bem com eleitor até 34 anos.
Pitiman reúne bom índice na região sul do Distrito Federal

O grau de confiabilidade é de 95%, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. As informações foram coletadas de forma eletrônica com uso de tablets, a partir de entrevistas pessoais, domiciliares e em pontos de fluxo.

(fonte: Correio Braziliense – Almiro Marcos) com edição de André Silva

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *