Juiz determina que Facebook retire do ar perfis que atacam candidatos
O juiz Sebastião Firmino Filho, da Comissão da Propaganda Eleitoral, determinou que o Facebook deverá retirar do ar em até 24 horas, cinco perfis falsos que estão fazendo ataques ao candidato à reeleição do governo no Piauí, Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB). A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (6).
O advogado da coligação Piauí no Coração, Valdílio Falcão, foi quem fez a denúncia à Justiça Eleitoral. O juiz que determinou a retirada das páginas pediu para que a rede social disponibilize também informações que ajudem a identificar os responsáveis pelos falsos perfis. Caso a norma não seja cumprida, o Facebook poderá pagar uma multa de R$ 5 mil reais diariamente.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Edvaldo Moura, informou que a Comissão de Propaganda Eleitoral e Ministério Público Eleitoral estão investigando mais casos relacionados a este tipo de propaganda. Ele considera a atitude de baixo nível e espera que candidatos da oposição elevem os níveis de debates e não façam ataques pessoais.