Marconi lidera com frente de 12 pontos sobre Iris
O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera a disputa pelo governo de Goiás com 38% dos votos, mostra a última pesquisa Fortiori/Jornal Opção. O tucano manteve os 38% das intenções de votos registrados na rodada anterior, realizada em junho, mas ampliou de dez para 12 pontos percentuais a frente sobre o segundo colocado, o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB).
Iris teve variação negativa de dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, mas a queda permitiu a ampliação da vantagem do governador, cuja candidatura começa a vislumbrar a possibilidade de vitória já no primeiro turno da eleição, dia 5 de outubro. Iris tinha 28% das intenções de votos na rodada anterior da pesquisa e agora tem 26%.
O candidato do PSB, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso, manteve os 8% registrados na pesquisa anterior. O ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT) também ficou estável, com os mesmos 7% registrados na pesquisa passada e na rodada realizada em junho. Os demais candidatos a governador de Goiás tiveram 1% ou menos das intenções de votos.
O Fortiori entrevistou 1.000 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%, o que indica que a probabilidade de os resultados estarem certos é de 95%.
Ao apresentar a pesquisa, o Jornal Opção observa que, entre abril e agosto, a curva de Marconi saiu de 34% para os atuais 38%, o que mostra um crescimento acima da margem de erro. Já Iris Rezende tinha 29% em maio, variou para 30% em junho e agora está com 26%, o que representa uma queda de quatro pontos. Entre abril e agosto, Vanderlan Cardoso foi quem mais perdeu fôlego, passando de 14% para os atuais 8%. No mesmo período, Gomide variou dois pontos negativamente, de 9% para os atuais 7%, observa o semanário.
Ainda conforme o Jornal Opção, essas curvas nas linhas das quatro pesquisas Fortiori, sendo as três últimas em parceria com o Jornal Opção, revelam que até aqui há tendência pró-Marconi e estagnação no total de votos válidos dos demais candidatos. Em abril, o governador atingiu 39,5% dos votos válidos, e chegou agora a 46,5%. Os votos válidos não levam em consideração as intenções de votos brancos e nulos, mesmo critério adotado no processo de apuração das eleições pela Justiça Eleitoral, observa a reportagem sobre a pesquisa.
Em votos válidos, Marconi foi de 39,5% em abril para 46,5% em agosto. No mesmo período, Iris variou negativamente de 33,7% para os atuais 32,2%. Vanderlan em abril tinha 16,3% e agora está com 9,6%. Antônio Gomide somava 10,4% e aparece agora com 8,9%.
As pesquisas realizadas em abril e junho não levaram em conta as candidaturas de Marta Jane, Professor Wesley e Alexandre Magalhães, que entraram na corrida sucessória somente em julho, após as convenções partidárias.
Rejeição
Com 27% o governador Marconi Perillo está na ponta entre os candidatos a governador na tabela de rejeição. Na pesquisa anterior, ele aparecia empatado com Iris Rezende com esse mesmo percentual.
No período, Iris teve variação negativa de um ponto, fechando agora com 26%. Dentre todos os candidatos, a menor rejeição é de Vanderlan Cardoso, com 14%. Marta Jane é a terceira mais rejeitada, com 22%, seguida por Alexandre Magalhães, com 20%, e Professor Wesley e Antônio Gomide com 17%.
Aposta de vitória
A maior perspectiva de vitória nas eleições deste ano, para a maioria dos eleitores pesquisados, é de Marconi Perillo. Mesmo eleitores que declararam intenção de votar em outros candidatos o apontaram como favorito. Cerca de 61% dos eleitores acreditam que o governador ganhará, contra 18% que acham que Iris Rezende conseguirá vencer. Neste quesito, pela primeira vez Gomide aparece em melhores condições gerais que Vanderlan. Ele teve 3% de confiança na vitória contra 2% de Vanderlan.
Marconi lidera espontânea com folga
Na pesquisa espontânea, em que o eleitor é perguntado em quem votaria sem o auxílio da cartela de candidatos, o governador Marconi Perillo (PSDB) matém liderança folgada, com 24% das intenções de votos. O percentual do tucano é o dobro do alcançado pelo ex-governador Iris Rezende (PMDB), que tem 12% das intenções, conforme o Fortiori.
Ainda que com índices restritos ao intervalo da margem de erro da pesquisa, os três principais candidatos tiveram variações positivas na pesquisa espontânea. Vanderlan Cardoso somou 4% – ele tinha 3% na rodada anterior. Já Antônio Gomide recebeu os 3% verificados na rodada anterior. Os demais candidatos não foram citados por nenhum dos 1.000 eleitores entrevistados pelo Fortiori.
O Fortiori entrevistou 1.000 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%, o que indica que a probabilidade de os resultados estarem certos é de 95%.
Governo Marconi é aprovado por 47%
A administração do governador Marconi Perillo é aprovada por 47% dos eleitores, mostra a última rodada da pesquisa Fortiori/Jornal Opção, realizada entre os dias 10 e 13 de agosto. No acumulado de cinco pesquisas, o tucano ampliou em 12 pontos percentuais a aprovação de seu governo, que era de 35% em junho do ano passado.
De acordo com a rodada atual, 21% dos eleitores desaprovaram a administração. O instituto Fortiori acompanha esse quesito desde julho de 2013. Há pouco mais de um ano, o Fortiori registrou empate de 35% entre os que aprovavam e os que reprovavam o governo estadual.
O índice de aprovação subiu para 41% em janeiro, chegou a 47% em junho, oscilou para 47% em julho e se manteve nesse patamar agora em agosto. No mesmo período, a desaprovação caiu de 35% em julho de 2013 para 33% em janeiro, 30% em junho, variou para 32% em julho e oscilou para 31% em agosto.
Já o desempenho pessoal de Marconi Perillo é aprovado por 55%, enquanto 29% o desaprovam. Em julho de 2013, a aprovação era de 41%, foi a 50% em janeiro, subiu para 53% em junho, oscilou positivamente para 55% em julho e manteve esse índice em agosto.
No mesmo período, a desaprovação que estava em 38% em julho de 2013, caiu para 35% em janeiro, variou para 33% em junho, caiu para 28% em julho e oscilou para 29% agora em agosto.
Governo Dilma
Já o índice de eleitores de Goiás que desaprovam a administração da presidente Dilma Rousseff (PT) é maior do que o total dos que aprovam, mostra a última roda da pesquisa Fortiori/Jornal Opção. Enquanto 30% aprovam o governo, 39% o desaprovam.
Em relação ao desempenho pessoal da presidente Dilma Roussef, a má vontade é de 50% que a desaprovam, contra 38% que aprovam.
Caiado lidera disputa ao Senado com 33%
O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) mantém a liderança na corrida pela única vaga da disputa eleitoral para o Senado, com 33% dos votos, mostra a última rodada da pesquisa Fortiori/Jornal Opção. O democrata está 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o também deputado federal Vilmar Rocha (PSD).
Na comparação com a rodada anterior, Caiado oscilou dois pontos percentuais para baixo – ele aparecia com 35%. Vilmar, que obteve 14% na pesquisa anterior, teve queda de um ponto percentual. As variações, no entanto, estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na terceira posição da disputa ao Senado aparece a suplente de deputada federal Marina Sant’Anna (PT), que tem 10%. Na comparação com a rodada anterior, a petista também teve oscilação negativa, de um ponto percentual e, assim como os demais, também dentro da margem de erro.
O Fortiori entrevistou 1.000 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%, o que indica que a probabilidade de os resultados estarem certos é de 95%.