Consumir creatina prejudica os rins? Estudo analisa os efeitos

Seu consumo ainda rende dúvidas, principalmente para quem nunca experimentou

substancia de creatina de varias formas, em capsulas em pó

Creatina deriva do grego κρέας, que significa carne, ou seja, é a substância responsável pelo fornecimento de energia aos músculos. Consequentemente, ela influencia na melhora do desempenho físico e, também, no aumento de massa muscular.

Da mesma forma, o consumo do suplemento ainda rende dúvidas, principalmente para quem nunca experimentou. Entre os questionamentos mais comuns estão: creatina causa problema nos rins?

A creatina não causa problema nos rins

Esse estudo, liderado por pesquisadores da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI), do Centro Universitário de Itajubá, e da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), alegou ser a primeira experiência de revisão sistemática e meta-análise, cujo objetivo foi averiguar os suplementos de creatina e seus possíveis efeitos colaterais na função renal.

Até porque os cientistas defenderam que, embora os suplementos de creatina visem a melhora do desempenho, existem indícios de que sobrecarregam as funções hepáticas e renais. Reduzindo a qualidade de vida e aumentando a mortalidade.

Creatina deriva do grego κρέας, que significa carne, ou seja, é a substância responsável pelo fornecimento de energia aos músculos. E que influencia na melhora do desempenho físico e, também, aumento de massa muscular. Da mesma forma, o seu consumo ainda rende dúvidas, principalmente para quem nunca experimentou, por exemplo: creatina causa problema nos rins?

A creatina não causa problema nos rins

Esse estudo, liderado por pesquisadores da FEPI (Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá), do Centro Universitário de Itajubá, e da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), alegou que é a primeira experiência de revisão sistemática e meta-análise, cujo objetivo foi averiguar os suplementos de creatina e seus possíveis efeitos colaterais na função renal.

Até porque os cientistas defenderam que, embora os suplementos de creatina visam a melhora do desempenho, existem indícios de que sobrecarregam as funções hepáticas e renais. Reduzindo a qualidade de vida e aumentando a mortalidade.

O resultado apontou que a suplementação de creatina não se relaciona com os danos renais nas quantidades e durações estudadas. A turma de estudiosos confessou que, para chegar a essa conclusão, precisaram da investigação de 290 estudos não duplicados.

A visão do especialista

“Se você for utilizar a creatina para otimizar o desempenho nos treinos, não existe razão para temer algum prejuízo ao organismo. Recomendamos uso de 3g por dia no pré ou pós-treino. Além da suplementação com creatina, recomendamos boa ingestão hídrica. Descanso do corpo, sono regular e evitar ingestão de bebidas alcoólicas para termos melhores resultados”, disse em entrevista exclusiva para o Sport Life o médico e professor da Nutrição Moderna Jionocley Viana.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍 de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)99414-6986
✅Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *