Marconi tem 16,7% de frente
Com 41,5% das intenções de votos, tucano amplia liderança sobre Iris Rezende, que cai a 24,8%
O governador Marconi Perillo (PSDB) cresceu 4,5 pontos porcentuais e ampliou a vantagem sobre o segundo colocado na disputa para o governo de Goiás, mostra pesquisa Grupom/Diário da Manhã realizada entre os dias 8 e 11. O tucano lidera a corrida, com 41,5% das intenções de votos, diante de 24,8% obtidos pelo ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), segundo colocado.
Na comparação com a rodada anterior, publicada em 11 de agosto, Marconi ampliou a dianteira sobre Iris de 12,2 pontos para 16,7% pontos porcentuais. Na pesquisa passada, o governador tinha 37% das intenções de votos, diante de 26,1% obtidos por Iris – que caiu 1,3 ponto porcentual entre as duas rodadas. O Grupom entrevistou 1.011 eleitores e a margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
O candidato do PSB, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso, aparece na terceira colocação, com 11,3% das intenções de votos. Na rodada de agosto, o pessebista obteve 9,5%. O candidato do PT, o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide, está em quarto lugar, com 6,1% das intenções de votos, mesmo porcentual registrado na rodada passada. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, de cada 100 pesquisas realizadas com a mesma metodologia, em 95 o resultado seria o mesmo levando em conta as margens de erro.
Os demais candidatos registraram índices iguais ou inferiores a 1%. Segundo o Grupom, os eleitores que afirmam estar indecisos quanto ao voto para governador somam 8,7%, diante de 10,3% registrados no levantamento anterior. Os eleitores que afirmam que votarão em branco ou nulo somam 5,8%. Na rodada de agosto, eram 8,5% dos eleitores entrevistados pelo instituto.
Votos válidos
O Grupom calculou os votos válidos da disputa para governador, obtido por meio da exclusão dos eleitores indecisos e que afirmaram que votariam em branco ou nulo. Marconi tem 48,6% dos votos, Iris aparece com 29,1% e Vanderlan tem 13,2%. Gomide aparece com 7,2%. O cálculo de votos válidos é usado pela Justiça eleitoral para computar o resultado da eleição.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os eleitores escolhem livremente o candidato a governador de sua preferência, Marconi tem 28,2% das intenções de voto, registrando alta de 6,9 pontos porcentuais na comparação com a rodada anterior, realizada em agosto. Iris aparece com 13,9% das intenções, índice 3,4 pontos porcentuais maior que o índice registrado na rodada anterior, quando aparecia com 10,5% das intenções.
Vanderlan aparece com 7% na espontânea, diante de 5,3% registrados na rodada anterior. Gomide obtém 2,8%. Na pesquisa de agosto, o petista aparecia com 3,2% das intenções na pesquisa espontânea. Os demais candidatos não pontuaram ou tiveram índices inferiores a 1%.
Os eleitores indecisos ou que não responderam à pergunta sobre em qual candidato votariam totalizam 47,8%, índice 11,5 pontos porcentuais inferior ao registrado na rodada anterior, quando totalizavam 59,3% dos entrevistados pelo Grupom.
Rejeição
O Grupom aferiu o índice de rejeição dos candidatos a governador junto aos eleitores. Marconi e Iris obtiveram índices semelhantes. O tucano aparece com 29,3% e o peemedebista, com 29%. Enquanto a rejeição a Iris se manteve estável na comparação com a rodada anterior, Marconi teve queda de 4,4 pontos porcentuais no índice na comparação com a rodada anterior.
A rejeição a Vanderlan é de 15,5% e a Gomide, de 15,7%. Segundo o levantamento, 36,2% dos eleitores afirmaram que votariam em qualquer um dos sete candidatos ao governo de Goiás, índice ligeiramente maior que o registrado na rodada passada, em 35,2% dos entrevistados afirmaram não rejeitar nenhum dos candidatos.
Caiado lidera na corrida ao Senado
O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) ampliou a vantagem na corrida para o Senado, mostra a segunda rodada da pesquisa Grupom/Diário da Manhã, realizada entre os dias 8 e 11. O democrata aparece com 39,9% das intenções, com crescimento de 8,1 pontos porcentuais na comparação com a pesquisa anterior, publicada em 11 de agosto.
O deputado federal Vilmar Rocha (PSD) cresceu 2,6 pontos porcentuais e aparece agora na segunda posição, com 11,8 das intenções de votos, numericamente à frente da suplente de deputada federal Marina Sant’Anna (PT), que tem 10,8%. Na rodada anterior, Vilmar tinha 9,2% das intenções de votos e a petista, 11,9%.
Os demais candidatos obtiveram índices entre 0,7% e 1,7% das intenções de votos para o Senado. Os eleitores indecisos totalizam 22,8% dos eleitores entrevistados – na rodada anteiror eram 28,9% – e aqueles que afirmam que votarão em branco ou nulo são 11,5% (diante de 13,7% registrados na rodada de agosto).
O Grupom entrevistou 1.011 eleitores e a margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, de cada 100 pesquisas realizadas com a mesma metodologia, em 95 o resultado seria o mesmo levando em conta as margens de erro.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os eleitores escolhem livremente os candidatos de sua preferência, Caiado aparece com 16,5% das intenções, índice 11 pontos porcentuais que o registrado na rodada de agosto, em que aparecia com 5,5% na preferência dos entrevistados.
Vilmar Rocha tem 4,5% das intenções, diante de 2% registrados na rodada anterior. Marina aparece com 1,8%, diante de 1,6% registrados em agosto, quando o Grupom realizou a primeira pesquisa por contratação do DM.
Os eleitores indecisos na espontânea somam 76,8% dos eleitores entrevistados na pesquisa espontânea para o Senado. Apesar de alto, o índice está 13,6 pontos porcentuais abaixo do registrado na rodada de agosto, quando 90,4% dos eleitores ouvidos pelo Grupom disseram não saber em quem votariam para o Senado.
Rejeição
O Grupom aferiu o nível de rejeição dos eleitores aos candidatos da disputa para o Senado. Caiado lidera, com 25%, índice ainda assim abaixo do registrado na rodada anterior, quando 29,6% dos entrevistados afirmavam que não votariam de jeito nenhum no democrata.
Depis aparece Vilmar Rocha, rejeitado por 22,1% dos eleitores, índice também menor que o registrado na rodada passada, quando 27,5% dos entrevistados diziam que não votariam nele em hipótese alguma. Maria aparece com índice de rejeição de 21,5%, dainte de 28% registrados na rodada anterior.
Presidência
Marina Silva assume a liderança em Goiás A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, lidera a corrida na preferência do eleitorado de Goiás, mostra a segunda rodada da pesquisa Grupom/Diário da Manhã. A pessebista tem 37,7% das intenções de votos, diante de 8,8% registrados por Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em agosto, na rodada anteiror, publicada no dia 11 do mês passado.
A presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, aparece com 29,4% das intenções, diante de 31,2% registrados na rodada anterior. Assim, Marina Silva lidera isolada a corrida para o Palácio do Planalto na preferência do eleitor goiano. O candidato do PSDB, senador Aécio Neves, aparece na terceira posição, com 17,9% das intenções – na rodada anterior, o tucano aparecia com 25%.
Os demais candidatos registraram índices entre 3,9% (Pastor Everaldo, PSC) e zero. Os eleitores indecisos somam 6,7% dos entrevistados, índice 9,3 pontos porcentuais abaixo do registrado na rodada anterior, em que 16,6% dos eleitores afirmavam não saber em quem votar para a Presidência da República.
Espontânea e rejeição
Na pesquisa espontânea, Marina Silva também lidera, mas com frente menor sobre Dilma, segunda colocada. A pessebista tem 29% das intenções de votos, diante de 22,5% da petista. Aécio Neves aparece com 13,1% das intenções quando o eleitor é perguntado, sem a cartela de opções de candidatos, em quem votaria para a Presidência.
Dilma lidera o índice de rejeição entre os candidatos da corrida para o Palácio do Planalto em Goiás. A petista aparece com 41,5%, o que representa 20,4 pontos porcentuais a mais de rejeição do que a declarada para Marina Silva, que tem 20,5%. Aécio aparece a seguir, com 17,9% de rejeição entre os eleitores goianos.
Marina Silva também lidera as duas simulações de segundo turno aferidas pelo Grupom. Dilma não lidera nenhum dos cenários. Na disputa contra a petista, a candidata do PSB tem 51,4 % das intenções, diante de 35% obtidos pela presidente. No confronto contra Aécio, Marina Silva aparece com 51,9% das intenções e o senador tucano, com 32,4%.
Num eventual confronto entre Dilma e Aécio, o tucano liodera com 47,2% das intenções de votos entre os eleitores goianos. A presidente tem 39,1% das intenções.
Marconi lidera o segundo turno
O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera com ampla vantagem todos os cenários de segundo turno simulados pela pesquisa Grupom realizada entre os dias 8 e 11. Na disputa contra Iris Rezende (PMDB), a mais provável, o tucano tem 49,8% das intenções, diante de 36,3% do peemedebista. Numa eventual disputa contra Vanderlan Cardoso (PSB), Marconi obtém 52,6% e o pessebista, 31,3% das intenções de votos. Na disputa contra Antônio Gomide (PT), o tucano aparece com 57,1% das intenções, diante de 24,4% do petista.
O Grupom calculou os votos válidos para os cenários de segundo turno. Na disputa contra Iris, Marconi tem 57,8% e o peemedebista, 42,2% das intenções de votos. Contra Vanderlan, o tucano tem 62,7% e pessebista, 37,3% dos votos válidos. Quando o adversário é Gomide, o governador aparece com 70% e o petista, com 30% das intenções de votos. O cálculo de votos válidos é usado pela Justiça Eleitoral para computar o resultado da eleição.
(fonte:Diário da Manhã – Helton Lenine da Editoria de Política)edição de André Silva
