Prefeitura de Cristalina abre ao público o Parque Natural Praia das Lajes

O empreendimento estava interditado e passou por ampla reforma, com maior foco na segurança dos visitantes e preservação das belezas naturais. Foram investidos, segundo a prefeitura, em torno de R$ 600 mil na revitalização do lugar

Queda

O antigo Balneário Praia das Lajes, a cerca de 12 km do centro de Cristalina, construído às margens do Ribeirão das Lajes, passou por uma grande revitalização, e foi reaberto ao público no Carnaval com uma nova denominação: Parque Natural Praia das Lajes.

Além de curtir as belezas do local, como as piscinas naturais e quedas d’água, os visitantes podem contar com áreas exclusivas para churrasco, quiosques restaurados, redário para armação de redes de descanso, parquinho para a criançada, placas de sinalização e muito mais. “Temos segurança no estacionamento, na portaria e em todo o ambiente do parque, com apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros”, afirma o prefeito de Cristalina, Daniel Sabino (UB). “Além disso, há salva-vidas e socorristas com ambulância. Priorizamos muito esse aspecto da segurança, pois quando tratamos de pessoas, incluindo crianças, isso exige uma responsabilidade enorme”, ressalta.

Projeto em execução

O empreendimento estava sob administração de uma empresa em regime de concessão e foi retomado pela Prefeitura de Cristalina em abril de 2021, após uma ação na Justiça. “Na época, o empresário responsável, que era de Caldas Novas, teve dificuldades financeiras e começou a não cumprir a parte dele. Havia problemas na organização, na estrutura e até em questões ambientais. Aos poucos, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ministério Público, alinhamos essas questões e assumimos a administração do parque de forma amigável, em acordo com a empresa”, relata o prefeito.

Segundo Sabino, a prefeitura contou com o Sebrae para elaborar um projeto de reestruturação do atrativo turístico e, nesse planejamento, foi sugerida a mudança de “balneário” para “parque natural”. “Apesar de termos reaberto o lugar ao público, ainda temos muito a fazer. Estamos executando o projeto aos poucos”, pondera. De acordo com o gestor, foram investidos, na revitalização, em torno de R$ 600 mil.

O parque foi todo revitalizado e é repleto de belezas naturais (Foto: Divulgação)

Regras para visita

A secretária de Turismo de Cristalina, Luciana Passos, informa que, por enquanto, o parque abre somente aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, sendo os outros dias destinados à manutenção da estrutura. “Durante os dias de Carnaval, mesmo com o tempo chuvoso, tivemos mais de 3 mil visitantes”, revela. “Em breve, vamos disponibilizar mais churrasqueiras para atender melhor a demanda, além de quadras de futevôlei e de beach tennis”.

Segundo ela, foram estabelecidas algumas regras para garantir a preservação do parque e o bom convívio entre as pessoas, como não acender fogo entre as pedras ou na área de vegetação, e nem entrar com som portátil, já que o local conta com música ambiente.

Por outro lado, é permitido aos visitantes transportar coolers ou caixas de isopor com comida e bebida, sendo terminantemente proibidas, porém, as garrafas de vidro. “Fazemos também questão de educar a população quanto à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Para isso, damos orientações sobre diversos assuntos, como o depósito de lixo em locais corretos”, finaliza Luciana Passos.

Por enquanto, a entrada no Parque Natural Praia das Lajes é gratuita, mas futuramente deverá ser cobrada taxa de manutenção, ainda sem data definida.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍 de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)99414-6986
✅Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

OPÇÃO

One thought on “Prefeitura de Cristalina abre ao público o Parque Natural Praia das Lajes

  • Amo ,esse lugar
    Muito feliz com a reabertura!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *