Rodrigo Rollemberg, do PSB, assume liderança em pesquisa para governo do DF

pesquisa df Na primeira pesquisa do instituto Ibope para o governo do Distrito Federal após a desistência de José Roberto Arruda (PR), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) assumiu a ponta, com 28% das intenções de voto. Ele também aparece como o favorito para ganhar o segundo turno.

O substituto de Arruda, Jofran Frejat (PR), ficou com 21%, em segundo lugar, empatado com o governador Agnelo Queiroz (PT), candidato à reeleição. Arruda tinha 37% das intenções de voto segundo a última pesquisa Ibope, realizada em agosto, o que indica que Frejat herdou mais da metade dos votos do ex-candidato.

Em seguida aparecem tecnicamente empatados Luiz Pitiman (PSBD), com 5%, e Toninho do PSOL, com 3%. Perci Marrara (PCO) teve menos de 1%. Brancos e nulos somam 12%. Outros 10% não souberam dizer em quem vão votar ou não responderam. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.rolembergNa simulação de segundo turno, Rollemberg bate Agnelo por 53% a 24%. Ele também ganha de Frejat por 45% a 29%. Na simulação entre Frejat e Agnelo, o primeiro ganha por 43% a 29%.

Após ter sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, Arruda anunciou que desistiria da disputa no último sábado. O prazo para substituir candidatos se encerrou na última segunda-feira, e havia o risco de Arruda não conseguir reverter as decisões judiciais desfavoráveis a tempo. Assim, apesar de ter apresentado vários recursos contra a decisão, preferiu não arriscar e apresentou Jofran Frejat, que era seu vice, como novo candidato a governador. A mulher de Arruda, Flávia, se tornou candidata a vice na nova chapa.

Arruda foi governador do DF entre 2007 e 2010, quando chegou a ser preso por atrapalhar as investigações da Operação Caixa de Pandora, que desbaratou um esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM.

Na pesquisa espontânea, em que não é apresentada a lista de candidatos ao eleitor, Rollemberg tem 18%, Agnelo 17%, Frejat 14%, Pitiman 3% e Toninho do PSOL 2%. Outros nomes somados chegam a 2%, nulos e brancos são 15% e não sabem 30%.

 

Publicidade

Agnelo é o candidato com maior rejeição: 45%. Os outros candidatos têm percentuais bem menores. Jofran Frejat é rejetiado por 13% dos eleitores. Perci Marrara e Toninho do PSOL por 12%, Pitiman por 11% e Rollemberg por 6%. Apenas 7% do eleitoradp afirmou que poderia votar em todos.

A rejeição a Agnelo está em consonância com a avaliação do governo dele: 48% dizem é ruim ou péssimo, 31% o consideram regular, e 18% entendem que é ótimo ou bom. Outros 4% não souberam responder. Além disse, 63% afirmaram desaprovar a forma de Agnelo governar, contra 29% que aprovam. O restante não soube responder a pergunta.

A pesquisa ouviu 1.204 eleitores em 16 e 17 de setembro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número DF-00043/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00672/2014. O índice de confiança do levantamento é de 95%, ou seja, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.

(fonte: OGLOBO )edição de André Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *