Licenciamento veicular no DF vai até dezembro deste ano; entenda como quitar pendências do seu veículo

Com a data se aproximando, é importante atentar-se aos prazos e organizar as finanças

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está em plena operação de fiscalização quanto ao licenciamento de veículos, com foco em garantir que todos os automóveis estejam regularizados até o final de 2024. A cobrança teve início em agosto e envolve um cronograma rigoroso de prazos, conforme o final da placa de cada veículo.

Cronograma de licenciamento

A fiscalização começou em agosto de 2024, voltada para veículos com placas terminadas em 1 e 2. O prazo para regularização desses veículos se encerrou no dia 30 de setembro. Contudo, até o dia 28 de setembro, apenas 53% da frota registrada no Distrito Federal estava licenciada, um número preocupante que representa 1.101.384 veículos ainda pendentes.

O prazo para quitação das seguintes placas no DF irão funcionar da seguinte forma:

  • Placas terminadas em 3, 4 e 5:  31 de outubro;
  • placas terminadas em 6, 7 e 8: 30 de novembro;
  • Placas terminadas em 9 e 0: 31 de dezembro

É importante lembrar que a fiscalização do Detran começa logo no dia seguinte ao vencimento de cada prazo.

Documentos necessários e pendências a serem quitadas

Para garantir o recebimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o proprietário deve quitar todas as pendências relacionadas ao veículo. Entre elas, estão o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito. Somente após a quitação total dessas obrigações o CRLV será emitido.

O documento pode ser obtido de forma digital, por meio do aplicativo Detran-DF Digital, ou acessado no Portal de Serviços do Detran-DF. O processo online facilita a vida dos motoristas, que podem evitar filas e resolver pendências de forma mais prática. Caso haja alguma multa ou débito pendente, o sistema já informa os valores e opções de pagamento, permitindo que tudo seja regularizado antes da emissão do CRLV.

Consequências da falta de licenciamento

Rodar com o veículo sem o devido licenciamento gera penalidades graves. Além da multa de R$ 293,47, considerada infração gravíssima, o motorista também acumula sete pontos na carteira de habilitação. Mais do que isso, o carro pode ser apreendido, o que gera custos adicionais com guincho e diárias no pátio do Detran.

Portanto, estar atento aos prazos e quitar as pendências antes da fiscalização é fundamental para evitar transtornos e prejuízos financeiros. O Detran-DF intensifica a fiscalização especialmente nas primeiras semanas após o vencimento de cada prazo, reforçando a importância da regularização dentro do cronograma estipulado.

Planejamento para o ano de 2025

Após regularizarem o licenciamento de 2024, os motoristas já podem começar a se organizar para o pagamento das despesas do próximo ano, definindo, por exemplo, uma meta de poupança mensal que leve em consideração a soma do valor da próxima taxa de licenciamento, do IPVA 2025 DF, além de um valor extra para eventuais intercorrências, como manutenção do veículo ou possíveis multas.

Esse planejamento antecipado pode aliviar possíveis instabilidades financeiras. Além disso, o motorista pode garantir algum desconto com o pagamento à vista e evitar dores de cabeça, iniciando o ano de 2025 com mais tranquilidade e segurança.

fonte:

(crédito: divulgação/Adobe Stock)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *