Paralisação das obras da ponte Pacaembu-Pedregal afeta mobilidade entre Novo Gama e Valparaíso
A construção da ponte foi suspensa durante o período chuvoso, atrasando o cronograma inicial
A edificação da ponte sobre o Ribeirão Maria, com 30 metros de extensão, está suspensa desde o fim do ano passado. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), em nota enviada ao Jornal Opção Entorno, a interrupção se deve ao período chuvoso: “A obra de construção da ponte Pacaembu-Pedregal está temporariamente paralisada devido às intensas chuvas que afetam a região. A estimativa é que, com a estiagem das chuvas, prevista para a segunda quinzena de janeiro, os serviços sejam retomados”.
Cobranças do Legislativo municipal
O vereador Paulo Jordão (PL), de Novo Gama, foi um dos primeiros a denunciar a situação. Ele revelou que já vinha cobrando explicações sobre o andamento da obra, mas sem retorno por parte do prefeito do município, Carlinhos do Mangão (PL). “Enviei um ofício pedindo esclarecimentos há cerca de três meses, mas não obtive resposta. Após gravar um vídeo e levar a demanda ao deputado estadual Wilde Cambão (PSD), recebi informações de que a obra foi suspensa devido às chuvas”, afirmou.
O parlamentar destacou, ainda, os impactos negativos para a população. “Essa passagem é fundamental para pedestres, ciclistas e até para mães com crianças, que acabam se arriscando ao atravessar o córrego”, frisou. “A situação é muito precária e não podemos esperar mais pela conclusão da ponte”. Segundo ele, o recurso de R$ 3 milhões, obtido pelo prefeito de Novo Gama junto ao senador Wilder Morais (PL), já está disponível na conta da Seinfra.
Jordão enfatizou que, embora a obra seja gerenciada pelo estado, os municípios também têm responsabilidade em cobrar sua execução. “Novo Gama e Valparaíso precisam se unir para pressionar o estado. Nós, como representantes do povo, também temos o dever de acompanhar de perto e buscar soluções rápidas para essa situação”, salientou.
Obra deve ser finalizada até abril
O prefeito de Valparaíso, Marcus Vinicius (MDB), também comentou sobre a paralisação e reforçou a importância da ponte, que é, segundo ele, essencial para o transporte público e para os moradores que transitam entre os dois municípios. “Hoje, por conta da obra, os moradores estão utilizando um desvio. No entanto, quando chove, o volume do corpo hídrico aumenta muito e, em alguns momentos, o desvio não suporta. Isso tem causado transtornos diários para quem depende dessa passagem”, explicou.
O gestor destacou ainda que, em reunião com a Seinfra e a empresa responsável pela execução, ficou acordada a retomada das obras assim que findar o período chuvoso. “A expectativa é que a ponte seja concluída até abril, com maior celeridade nos trabalhos a partir de agora. Estamos acompanhando de perto, para que a população possa ter esse benefício o quanto antes”, garantiu.
Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️