VOÇOROCA DE VALPARAÍSO – “É preciso retirar urgente a água pluvial que cai na cratera”, diz delegado da Dema
Segundo o Dr. Luziano de Carvalho, que comanda a Dema-GO, órgãos públicos locais não podem ‘fugir’ do problema, e não devem esperar só pelos órgãos federais

Continua dando e muito o que falar um dos principais desafios da cidade de Valparaíso de Goiás, a imensa voçoroca que ameaça ‘engolir’ a BR 040 já no próximo período chuvoso. A cratera avançou de forma assustadora neste início de 2025 e continua a preocupar, porque praticamente todas as semanas tem algum evento novo no imenso buraco, que de modo geral, vem aumentando de tamanho em ritmo acelerado.
Nesta manhã de sábado, dia 19 de abril, a reportagem do Blog do Amarildo, logo após filmar as águas pluviais que caem na cratera na noite anterior, a reportagem ouviu uma das maiores autoridades no Estado de Goiás sobre o meio ambiente, o titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Dr. Luziano Severino de Carvalho.
Gigantesca cratera ameaça engolir a BR 040 e parar o trânsito de 100 mil carros por dia no trecho da via que corta Valparaíso-GO

Ele inclusive chegou no passado, a conhecer o problema de perto e tentado colaborar com sugestão de um projeto de recuperação, mas que não avançou no início dos anos 2000. O trabalho que ele fez à época tinha o apoio do então secretário de Meio Ambiente de Valparaíso, o hoje pioneiro José Soares. Luziano disse que vem acompanhando pela internet algumas notícias sobre a imensa voçoroca de Valparaíso de Goiás, mas que ainda não foi contatado por nenhuma autoridade sobre o tema, mas que está à disposição da prefeitura local, caso queiram algum tipo de colaboração sua ou da delegacia que ele comanda no Estado, a Dema.
Para delegado da Dema-GO, Dr. Luziano, que conhece de perto o problema, despejo de águas pluviais sem o devido cuidado (amortecimento) é o principal agente que faz com que a voçoroca sempre aumente de tamanho

Na prática, segundo Luziano, não pode haver no município ou mesmo no Estado nenhuma ‘fuga’ de responsabilidades. “Eu acredito que é preciso checar toda a situação para apurar as responsabilidades, no entanto, independente de quem é a culpa, se faz necessário de imediato o ‘ataque’ ao agente causador da voçoroca, e pelo que acompanho, esse principal agente é a queda, por meio de canalização, de águas pluviais dentro do buraco sem o devido tratamento, sem um trabalho de amortecimento e contenção dessas águas”, disse.
Ele explica que se retirada essa água pluvial que cai na voçoroca, mesmo sem uma obra gigantesca para corrigir o problema, o buraco tenderia a se estabilizar.
Delegado de Meio Ambiente de Goiás
(Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

“As vezes um problema que se resolve com pouco dinheiro, e não ser resolve no tempo certo, aí dá nisso, a criação de uma grande voçoroca. Em Goiás está cheio disso, e nós já colaboramos com a recuperação de várias voçorocas no Estado, como a Chitolina, no município de Mineiros, e agora concentramos nossos trabalhos nas nascentes do Rio Araguaia”, finalizou.
Na prática, água que desce das manilhas que canalizam águas pluviais, corroem o terreno e traz mais problemas

Ele explicou ainda que os meios de comunicação da cidade precisam chegar junto ao Ministério Público, qual a verdadeira situação do processo, e todos, cobrarem de imediato por solução.
A reportagem do Blog do Amarildo busca mais informações sobre o processo na Justiça, mas sabe-se que o terreno onde hoje está a voçoroca pertence a cinco donos, e que o processo está no MP desde 2013, e que em 2018 foi feito um Termo de Ajuste e Conduta, que não foi cumprido. E que neste ano de 2025, a Justiça teria penhorado parte dos terrenos.
Já o prefeito local, Marcus Vinicius (MDB), em recente depoimento à reportagem do Blog do Amarildo, disse que de fato precisa acatar o tempo da Justiça, e não poderia fazer qualquer obra no local de imediato.
Já algumas outras lideranças sugerem inclusive uma intervenção federal pela necessidade urgente da correção do problema.
No entanto, não há notícias sobre uma solução imediata para inibir ao menos o aumento da voçoroca e o risco sobre a BR 040 só aumenta.
Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️
