TSE critica pedido do PSDB e deve negar auditoria
Corregedor-geral afirmou que pedido do partido é prejudicial à democracia
Uma matéria publicada no jornal Folha de São Paulo traz a informação de que 4 dos sete ministros que fazem parte do Tribunal Superior Eleitoral, já se pronunciaram extraoficialmente sobre o pedido de auditoria das eleições feito pelo PSDB na última quinta-feira (30/10) ao afirmarem que a tendência é de que o pedido seja negado.
Devido ao resultado nas urnas, em que a Presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita ao cargo com uma diferença mínima, além problemas em outras urnas, o PSDB realizou um pedido ao TSE para que fosse feita uma auditoria no sistema de votação, apuração e contagem de votos. O requerimento foi realizado pelo deputado reeleito Carlos Sampaio (PSDB-SP).
Na informação veiculada pela Folha, o ministro João Otávio de Noronha, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, afirmou que “não há nada que comprometa a lisura do processo eleitoral”. Ainda conforme a publicação, o pedido chegou a causar indignação entre os ministros do TSE.
A matéria da Folha coloca ainda, que Noronha classificou o pedido como prejudicial à democracia e, que o posicionamento adotado pelo PSDB, ‘o pedido’, não é sério. Apesar de toda as alegações do corregedor-geral, os ministros afirmaram que vão discutir a situação em plenário e esclarecer o processo eleitoral à sociedade brasileira.
(informações da Folha de São Paulo) edição de André Silva