Tradicional quermesse japonesa no templo budista começa neste fim de semana
Templo Budista em Brasília comemora ancestralidade com festival cultural, gastronômico e inclusivo. Evento ocorre em todos os fins de semana de agosto, com danças, oficinas, comidas típicas e ações sociais

Em templos, praças e festivais, a cultura japonesa se manifesta pelos encontros entre gerações, ensinando respeito aos antepassados e reforçando valores. Em 2025, Brasília se prepara para celebrar a tradição e a cultura japonesa mais uma vez. A partir de amanhã, o Templo Shin Budista Terra Pura, na Asa Sul, promove o Obon Matsuri 2025, festival que ocupa todos os sábados e domingos de agosto com uma programação cultural aberta ao público de apresentações artísticas, oficinas gratuitas e uma praça de alimentação com os sabores autênticos do Japão. Realizado sempre das 16h às 22h, o evento agora traz um novo compromisso com a coletividade.
A antiga “quermesse do templo”, como era carinhosamente conhecida, agora assume oficialmente o nome de Obon Matsuri, retomando suas raízes e o significado espiritual da celebração — um tributo aos ancestrais, como é tradição no Japão durante o Obon, um dos festivais mais importantes do calendário budista japonês. “Essa festividade tem um sentido religioso. É basicamente uma homenagem aos antepassados. Budismo é a fonte da cultura oriental”, explica o monge Keizo Doi, de 37 anos, diretor do Templo Shin Budista Terra Pura.
Com o tema “O chamado do tambor”, a edição de 2025 destaca a simbologia do taiko (tambor japonês), que ecoa por todo o evento como um convite à reunião, à escuta e à celebração coletiva. “O evento é aberto para o público. Nós vamos focar mais no aspecto cultural do que religioso. É importante a oportunidade do templo se expressar, apresentando a cultura”, assinala o monge Keizo. “A festa só existe graças ao apoio da comunidade brasiliense. Já tem uma história de 55 anos”, acrescenta.

“A maior atração para a sociedade brasileira é a comida japonesa. É algo que realmente aproxima as pessoas do nosso evento e da nossa cultura”, adianta. Os pratos, preparados com autenticidade e dedicação, incluem yakisoba, tonkatsu, karaague, guioza, onigiri, tempurá, udon e doces típicos. A festa também conta com o Yakisoba Solidário — o visitante pode comprar o prato por um valor promocional, que será doado a pessoas em situação de rua.

Outro diferencial do Obon Matsuri 2025 é o compromisso com a inclusão e a sustentabilidade. O evento tem intérpretes de Libras, espaço sensorial para pessoas neurodivergentes, coleta seletiva de resíduos, além de parcerias com cooperativas de reciclagem. Haverá ainda monitoramento de ruídos para garantir conforto acústico a todos.
Um dos momentos mais aguardados é o Bon Odori, tradicional dança coletiva, que celebra a vida dos antepassados em movimentos circulares, conduzidos por coreografias simples e envolventes. Também fazem parte da agenda: shows de Taiko, com grupos locais e convidados; apresentações de dança Kabuki, teatro clássico japonês; demonstrações de artes marciais; oficinas gratuitas de culinária japonesa, sumiê (pintura), shodô (caligrafia), ikebana (arranjo floral) e shiatsu (massagem); concurso de cosplay, celebrando personagens de anime e mangá; e palestras sobre a história do mangá, que abordam desde a arte clássica japonesa até fenômenos modernos como Naruto e One Piece.
Serviço — Obon Matsuri 2025
- Onde e quando: todos os sábados e domingos de agosto, na 315/316 Sul
- Horário: das 16h às 22h
- Quanto: a partir de R$ 11, à venda no site Sympla
- Entrada gratuita para crianças de até 8 anos
- Meia-entrada social mediante doação de 1k de alimento não perecível
- A partir da próxima segunda-feira, será disponibilizada uma quantidade limitada de cortesias para o Dia dos Pais, comemorado em 10 de agosto
- As oficinas culturais são gratuitas, com vagas limitadas e inscrições realizadas diretamente no local
Programação deste fim de semana
Sábado (2/8)
- 17h: Concurso cosplay; oficina de sumi-e (pintura japonesa)
- 18h35: Bon Odori/Matsuri Dance (danças tradicionais japonesas)
- 18h45: Oficina de história do mangá
- 19h40: Apresentação de pop dance
- 20h: Oficina de culinária; oficina de ikebana (arranjo floral)
- 20h10: Wadaiko (tambor japonês)
- 20h40: Bon Odori/Matsuri Dance
Domingo (3/8)
- 17h: Concurso cosplay
- 17h: Oficina de sumi-e (pintura japonesa)
- 18h35: Bon Odori/Matsuri Dance
- 18h45: Oficina de história do mangá
- 19h55: Apresentação de pop dance
- 20h: Oficina de culinária; oficina de ikebana
- 20h30: Wadaiko
- 21h – Bon Odori/Matsuri Dance
A programação completa e atualizações do festival pelo perfil oficial no Instagram: @budismodaterrapura.
*Estagiária sob a supervisão de Malcia Afonso
Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️
