Goiás amplia frota aérea da segurança e prepara base do Graer no Entorno do DF

Estado entregou quatro novos helicópteros à SSP e articula presença de aeronave em Luziânia para reforçar policiamento no Entorno

O Governo de Goiás dá mais um passo para reforçar a segurança pública no Entorno do Distrito Federal com a ampliação da frota aérea e a preparação de uma base do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) em Luziânia. Nesta segunda-feira (12), o governador Ronaldo Caiado (UB) fez a entrega oficialmente de quatro novos helicópteros à Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), em cerimônia em Goiânia. O investimento ultrapassa R$ 135 milhões.

As aeronaves, que já estão em operação desde dezembro de 2025, e passam a integrar a estrutura aérea do estado e se somam às três já existentes, elevando para sete o número de helicópteros próprios disponíveis para ações policiais, de resgate e apoio ao Corpo de Bombeiros em todo o território goiano.

Reconhecidos pelo alto desempenho e versatilidade, os helicópteros são amplamente utilizados em operações de patrulhamento, perseguições, buscas por foragidos, resgates e missões em áreas de difícil acesso, tanto em zonas urbanas quanto rurais.

Foto Guilherme Alves - Jornal Opção

Base aérea em Luziânia

O Entorno do Distrito Federal recebe um reforço no policiamento e nas ações de segurança pública, região considerada estratégica no planejamento da segurança estadual. Segundo o coronel Arantes, da Polícia Militar, já estão em andamento os trâmites junto à Infraero para a disponibilização da aeronave que ficará baseada em Luziânia.

“A documentação está sendo formalizada para que o helicóptero seja encaminhado ao aeroporto de Luziânia, permitindo o início das operações a partir da base aérea do Graer na região”, afirmou o coronel.

A instalação da base em Luziânia deve garantir resposta mais rápida às ocorrências no Entorno do DF, reduzir o tempo de deslocamento das equipes e ampliar o alcance do policiamento, especialmente em áreas rurais e municípios com grande extensão territorial.

O prefeito Diego Sorgatto (UB), agradeceu os investimentos e equipamentos para o combate à criminalidade. “Nós ali do Entorno, experimentamos a maior transformação da segurança pública. Tínhamos a região mais perigosa e atualmente, com os investimentos esta realidade está mudada. Agradeço o nosso governador Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado, e o vice-governador Daniel Vilela”, enfatizou o prefeito de Luziânia.

Inteligência artificial no combate ao crime

Durante o evento, o vice-governador Daniel Vilela (MDB), anunciou o lançamento, previsto para abril de 2026, de um sistema inédito de inteligência artificial voltado ao combate ao crime em Goiás.

De acordo com Vilela, a tecnologia utiliza “barreiras virtuais” capazes de identificar criminosos automaticamente, a partir de características como cor do veículo, adesivos e outros padrões visuais, sem depender exclusivamente da observação humana. O sistema já foi testado no Entorno do Distrito Federal e, segundo o governo, resultou em um aumento de 100% na resolutividade de crimes.

A expectativa é que a ferramenta seja expandida para a região metropolitana, integrando dados e imagens em tempo real às operações das forças de segurança, em conjunto com o reforço aéreo proporcionado pelos novos helicópteros.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *