Entorno do DF ganha destaque político com nomes fortes para Assembleia Legislativa de Goiás e Câmara dos Deputados

Movimentações partidárias e articulações regionais indicam possíveis candidaturas ao legislativo estadual e federal

As articulações políticas no Entorno do Distrito Federal começam a ganhar forma com a aproximação das eleições. Prefeitos, ex-prefeitos, deputados e lideranças locais passam a ser citados como possíveis candidatos a cargos na Assembleia Legislativa de Goiás e na Câmara dos Deputados.

Em Novo Gama, Joscilene Mangão(PL), primeira-dama da cidade anunciou sua pré-candidatura concreta à Assembleia Legislativa de Goiás, com apoio popular e adesões em cidades importantes no Entorno de Brasília. Joscilene Mangão é primeira-dama de Novo Gama e exerce atualmente a função de secretária municipal de Assistência Social.

Município vive uma gestão bem avaliada, comandada por Carlinhos do Mangão, reeleito prefeito com a maior votação proporcional do Entorno Sul.
Com mais de 130 mil moradores, o munícipio ocupa posição estratégica na região.
De perfil evangélico, mantém interlocução frequente com segmentos religiosos e comunitários. É casada com Carlinhos do Mangão, prefeito reeleito de Novo Gama pelo PL.

Atualmente, o deputado estadual Talles Barreto (União Brasil) ocupa a liderança do governo Ronaldo Caiado (UB) na Assembleia Legislativa de Goiás. Questionada sobre apoio político, a prefeita de Formosa, Simone Ribeiro (UB) informou que ainda aguarda resultados de pesquisas para definir posicionamentos, mas confirmou apoio a Talles Barreto.

Natural de Itapuranga, Talles Barreto nasceu em 17 de março de 1970. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e atua como funcionário público. Ele iniciou a trajetória política nos movimentos estudantis no fim da década de 1980 e disputou o cargo de vereador em Goiânia nos anos de 2000 e 2004.

Na Assembleia Legislativa, iniciou o primeiro mandato em 2010, com 23.372 votos. Foi reeleito em 2014, 2018 e 2022, chegando ao quarto mandato. Ao longo da carreira, passou por partidos como PTB, PSDB e, desde 2022, está filiado ao União Brasil. Também já ocupou cargos no Executivo estadual e atuou em diversas comissões e CPIs no Legislativo.

Outro nome em evidência é o do ex-prefeito de Valparaíso de Goiás, Pabio Mossoró (MDB). Atual secretário do Entorno do Distrito Federal, ele intensificou agendas e contatos em diferentes regiões de Goiás com o objetivo de viabilizar uma candidatura a deputado federal.

Natural de Sobradinho (DF), Mossoró é formado em Gestão Pública e iniciou a vida política como vereador, com dois mandatos. Entre 2017 e 2024, foi prefeito de Valparaíso por dois mandatos consecutivos. Também presidiu a Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), ampliando a atuação política regional.

Pabio Mossoró conta com o apoio do vice-governador Daniel Vilela (MDB) e do governador Ronaldo Caiado, que o indicou para comandar a Secretaria do Entorno do DF, responsável pela articulação entre os governos estadual, distrital e federal em uma região que reúne cerca de 1 milhão de eleitores em 19 municípios goianos.

Lêda Borges(PSDB), atual deputada federal ingressou na política inicialmente pelo Partido Democrático Trabalhista, tendo sido Secretária Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás, em 1997 e foi eleita Vereadora do mesmo município na eleição de 2000, para a legislatura de 2001-2004.

Se tornou a primeira mulher eleita prefeita de Valparaíso de Goiás, ao vencer a eleição municipal de 2008, após o então prefeito e candidato vencedor à reeleição, José Valdécio do PTB, ter a candidatura cassada pela Justiça Eleitoral. Com o fato, Borges foi eleita com 63,75%, tomando posse em 1º de janeiro de 2009 e exercendo o cargo até 31 de dezembro de 2012, quando foi sucedida por Lucimar Nascimento.

Foi eleita deputada estadual, em 2014, com 32 217 votos para a 18.ª legislatura no quatriênio 2015-2019 e nesse período, Lêda licenciou-se do mandato para exercer a Secretaria de Cidadania do Estado de Goiás de Marconi Perillo, em 1º de janeiro de 2015. Retornou à Assembleia Legislativa de Goiás, em 1º de janeiro de 2017. Foi reeleita em 2018, com 35 040 votos para cumprir mandato de 1º de fevereiro de 2019 à 1º de fevereiro de 2023.

Em Planaltina de Goiás, três nomes aparecem nas discussões para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. O prefeito reeleito delegado Cristiomário (PP) é citado como possível candidato em 2026. Caso confirme a intenção, deverá deixar o cargo a partir de abril, quando o vice-prefeito Zezinho do Planalto (União Brasil) assumirá a Prefeitura.

Outro nome é o do professor Zenilton (PSDB), conhecido pela atuação na área da educação e por já ter disputado cargos no Executivo e no Legislativo estadual. Ele mantém base eleitoral consolidada e defende políticas voltadas à juventude e à inclusão social.

Também é citado o empresário Gustavo da Popular (sem partido), ligado a empresas do setor da construção e locação. Com atuação econômica no Entorno e envolvimento em ações sociais, ele é apontado por lideranças locais como possível candidato em 2026.

Além desses nomes, outras pré-candidaturas devem surgir. O Entorno do Distrito Federal, que reúne quase 800 mil eleitores, atualmente conta com dois deputados federais: Célio Silveira e Lêda Borges.

No cenário estadual, a deputada Zeli Fritsche (União Brasil), de Valparaíso, deve tentar a reeleição. Eleita em 2022 com 20.967 votos, ela mantém conversas políticas diante de articulações envolvendo o grupo do prefeito Marcus Vinicius (MDB), que estuda lançar Pábio Mossoró como candidato a deputado estadual, enquanto o apoio federal ficaria com Célio Silveira (MDB).

Em Formosa, o vereador professor Valdson José (PP) anunciou pré-candidatura à Assembleia Legislativa. Servidor público há mais de 20 anos, ele afirma que a decisão atende a pedidos da comunidade e diz ter apoio em municípios do nordeste goiano.

Atual deputado estadual Wilde Cambão(PSD) foi secretário de Esportes e secretário de Obras de Luziânia. Foi candidato a prefeito de Luziânia. Em 2022 foi eleito para o seu segundo mandato como deputado estadual. Sua bandeira de luta é atender às demandas do Entorno do Distrito Federal em todas as áreas, com prioridade para a educação, saúde e infraestrutura. Representa, na Assembleia Legislativa, a região do Entorno Sul, com os municípios de: Luziânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Santo Antônio do Descoberto, Padre Bernardo. Também apoia os municípios de Rialma, Bela Vista de Goiás e Ceres.

Em Luziânia, temos também o ex-vereador Waltinho Roriz do PL para a Alego. Waltinho é veterinário e produtor rural, diz querer ser “ponte, não pedestal”, e afirma ter apoio de Bia Kicis e de lideranças políticas da região.

Com esse cenário, o Entorno do DF entra em uma fase decisiva de definições políticas. A consolidação das candidaturas e das alianças deve influenciar diretamente a representatividade da região no Legislativo estadual e federal.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *