Novo Gama terá cartão postal

Enquanto a oposição resmunga, o prefeito Everaldo Vidal trabalha. Graças aos seus esforços, Novo Gama passa por uma espécie de assepsia e se livra de antigos vícios de um passado que não deixa saudades. Além das obras em educação, saúde, esporte, lazer e saneamento básico, a prefeitura, em parceria com diversos órgãos de Brasília e de Goiás, prepara uma mudança geral para a entrada da cidade, no início do bairro Pedregal.

Novo Gama 99

O local onde antes era uma espécie de lixão ao ar livre, vai ganhar um moderno parque, com passeios, grama, arborização (ipês, flamboyants e patas de vaca), estacionamento, bicicletários, ciclovias, nova parada de ônibus com acessibilidade e academia ao ar livre. A primeira fase do projeto ocupará uma área de 11 mil metros quadrados e depois se estenderá até o córrego Santa Maria, na divisa com Valparaíso. A maquete foi apresentada na sexta-feira (26) pela promotora Irma Pfrimer Vandenberg, da Defesa Ambiental do Ministério Público de Goiás, em uma reunião com os empresários e integrantes do governo local.

O projeto espetacular é de autoria do estudante de arquitetura Lucas Barbosa, que fez de forma voluntário o projeto urbanístico. A ideia inicial para transformar o local em um espaço modelo, segundo a promotora Irma Vandenberg, foi do empresário Edson do Girafas.

A obra já começou e concluíram os serviços de terra plangem já foram concluidos na terça-feira (23). O espaço tem o objetivo de integrar, em um único local, programas e ações culturais e práticas esportivas e de lazer. “É um dos equipamentos do governo para promover a cidadania. Novo Gama escreve uma história diferente, sem ameaças e com muito trabalho dedicado ao povo. Essa praça será o grande orgulho de todos os novogamenses”, lembrou o vereador Narciso Pereira.

A obra será executada em parceria com a prefeitura e também com o Governo de Brasília e empresários da Região. De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana de Novo Gama, Warley Big Lar, a previsão é que a plantação de árvores comece já nos próximos dias. “Essa conquista se encaixa perfeitamente na proposta do prefeito Everaldo Vidal de criar áreas verdes no município, para favorecer a qualidade de vida da população”, afirmou o secretário.

Segurança

Não é só o aspecto urbanístico da entrada do Pedregal que mudará com a construção do espaço. Quem ganha com o novo visual são os comerciantes da região e também os moradores e clientes. Hoje a Avenida Comercial do Pedregal é o mais importante ponto empresarial da cidade e, um dos maiores polos geradores de empregos da Região. “Vamos ficar livres da poeira e da lama. Creio que será muito bom para cidade, que ganhará um espaço referência”, observa o comerciante Solivan Oliveira, que tem uma preocupação: a segurança do local.

Para tranquilizar Solivan e a população, o governo de Novo Gama fez uma espécie de acordo envolvendo vários órgãos governamentais, incluindo o Ministério Público de Goiás e do Distrito Federal, além das polícias civil e militar. A intenção é criar mecanismos para impedir que a futura praça seja palco de criminosos e de usuários de drogas. “Teremos um esquema de segurança permanente, sem nenhuma trégua a criminalidade”, garante Everaldo. Trabalhadores autônomos que atuavam no espaço foram transferidos para outro local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *