Prefeita Lucimar defende mais investimento federal na cultura

Prefeitos do Centro-Oeste se reuniram durante dois dias em Brasília no Encontro Regional de Municípios. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM).  Entre os diversos assuntos, os gestores discutiram o fortalecimento do Pacto Federativo. Segundo a prefeita Lucimar Nascimento, presidente da Associação dos Munícipios Adjacentes a Brasília (AMAB), esclarece, através de sua assessoria, que o Pacto “trata-se de um acordo firmado entra a União, Estados e Municípios que estabelece as funções, direitos e deveres de cada ente federado.”

Prefeita Lucimar quer mais investimentos federais na cultura (Foto: Divulgação)
Prefeita Lucimar quer mais investimentos federais na cultura (Foto: Divulgação)

 

Na reunião estiveram presentes representantes do governo federal, como o Ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, além do presidente da entidade, Eduardo Tadeu Pereira. Lucimar Nascimento foi elogiada pela atuação firma na reunião.

O fortalecimento de políticas públicas voltadas para os direitos humanos e a liberação de recursos para serem investidos na infraestrutura de Valparaíso foram algumas das demandas apresentadas por Lucimar a seus colegas. O financiamento de políticas culturais para o município foi outra reivindicação da Prefeita.

Para o presidente da ABM, o fortalecimento do Pacto Federativo vai além da questão financeira. Ele defende que os municípios precisam de mais capacidade e melhores condições de gestão. Para isso, Eduardo Tadeu argumenta que é preciso rever a Lei de Licitações, a Lei de Consórcios e também ampliar o diálogo com as demais esferas, entre elas o Congresso Nacional.

Em encontro de Prefeitas e Prefeitas do Centro-Oeste, Lucimar Nascimento defende, também, investimentos em cultura (Foto: Fernanda Silva)
Em encontro de Prefeitas e Prefeitas do Centro-Oeste, Lucimar Nascimento defende, também, investimentos em cultura (Foto: Fernanda Silva)

Além da região Centro-Oeste, os Encontros Regionais de Municípios vão ocorrer no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. O público alvo são prefeitos, gestores e técnicos municipais. O objetivo é levar informações dos ministérios às prefeituras e promover palestras e debates sobre temas que abordam as dificuldades enfrentadas pelos municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *